Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Beck, Dennis | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19669 | - |
Descrição: dc.description | Current descriptions of immersive learning cases are often difficult or impossible to compare. This is due to a myriad of different options on what details to include, which aspects are relevant, and on the descriptive approaches employed. Also, these aspects often combine very specific details with more general guidelines or indicate intents and rationales without clarifying their implementation. In this paper we provide a method to describe immersive learning cases that is structured to enable comparisons, yet flexible enough to allow researchers and practitioners to decide which aspects to include. This method leverages a taxonomy that classifies educational aspects at three levels (uses, practices, and strategies) and then utilizes two frameworks, the Immersive Learning Brain and the Immersion Cube, to enable a structured description and interpretation of immersive learning cases. The method is then demonstrated on a published immersive learning case on training for wind turbine maintenance using virtual reality. Applying the method results in a structured artifact, the Immersive Learning Case Sheet, that tags the case with its proximal uses, practices, and strategies, and refines the free text case description to ensure that matching details are included. This contribution is thus a case description method in support of future comparative research of immersive learning cases. We then discuss how the resulting description and interpretation can be leveraged to change immersion learning cases, by enriching them (considering low-effort changes or additions) or innovating (exploring more challenging avenues of transformation). The method holds significant promise to support better-grounded research in immersive learning. | - |
Descrição: dc.description | PTDC/HAR-HIS/3024/2020 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Nature Switzerland | - |
Relação: dc.relation | INESC TEC- Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case descriptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immersion | - |
Título: dc.title | Describing and interpreting an immersive learning case with the immersion cube and the immersive learning brain | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: