Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Batista, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Graça, Amândio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19573 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12973/eu-jer.13.3.1275 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19573 | - |
Descrição: dc.description | This integrative literature review aims to provide a broader and updated perspective of teachers’ intergenerational learning (IL). The search was done in Web of Science and EBSCO ultimate databases between 2011 and 2022. Thirty-two empirical studies were selected and submitted to a thematic analysis and five themes were identified: (a) defining and conceptualising generation, (b) IL from understandings to practices, (c) contexts, factors and roles from different generations and institutions to promote IL, (d) factors that facilitate the success of IL, and (e) factors that make IL difficult. Data shows an increase in the last decades of research in IL within the educational context, but an absence of the prospective dimension still prevails. Intergenerational knowledge has been researched mainly from an individual professional perspective at the micro and meso levels of scholarship. Effectiveness requires intentional cultivation and a genuine desire for intergenerational knowledge exchange, involving active engagement and awareness among diverse generations and alignment with organizational aims. The promotion of IL takes place in very different ways and forms, and reflection on what is different seems to be a dominant trait. Furthermore, the review could conclude that intergenerational opportunities to work together will improve teacher education and continuous professional development. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais (FYT-ID) -Financiamento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) Referência PTDC/CED-EDG/1039/2021 (2022-2024 | - |
Relação: dc.relation | https://doi.org/10.12973/eu-jer.13.3.1275 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Generations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development | - |
Título: dc.title | Intergenerational learning among teachers’ professional development and lifelong learning: an integrative review of primary research | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: