Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19572 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/digital4030036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19572 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to characterize the digital skills and pedagogical practices using digital technology among primary teachers (first CEB), as well as to map their understanding and practices of promoting gender equality using digital technology. To this end, an online questionnaire survey was conducted among teachers, which yielded 3871 valid responses, representing 17.5% of the population. The sample structure is identical to that of the population, in terms of sociodemographic and territorial characteristics, as well as to the years of schooling covered. It was found that teachers perceive themselves as digitally competent to carry out the essential part of their teaching tasks. Most have already tried to carry out a diverse set of pedagogical practices and activities using digital technology. However, as the overwhelming majority did not find differences between the uses that boys and girls make of digital technology, they also do not act to promote digital skills differently among girls. Some contextual variables were also found that explain these differences in perception and practices regarding digital in education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | La Caixa(DIGEQUALGENDER). Fundación La Caixa (2022) | - |
Relação: dc.relation | https://doi.org/10.3390/digital4030036 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | digital gender divide | - |
Palavras-chave: dc.subject | teachers’ perceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogical practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese primary teachers | - |
Título: dc.title | Digital skills and gender equity: perceptions and practices of portuguese primary education teachers | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: