Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Torres, Ana Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Marina | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Daniela | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19571 | - |
Descrição: dc.description | Self-regulated learning (SRL) is crucial for fostering learner autonomy and lifelong learning skills. The article focuses on observation as a trigger of student self-feedback and self-reflection towards the development of SRL. A student peer observation programme, co-designed and piloted by teachers and researchers in two Portuguese public secondary schools is introduced, including its theoretical and methodological framework, observation scheme, and supporting observation guides. A qualitative study of self-reported effects by participating students was performed with the objectives of identifying strong aspects and possible improvements to the programme but also to gain a deeper understanding of how observation and self-feedback mediate between the performance and self-reflection phases of SRL. The results reveal an increased appreciation for feedback from various sources, and of the reflection it enables, with students emphasizing seeking help from teachers and peers. Implications for designing collaborative and student-centred learning environments with observational strategies to promote SRL are included. | - |
Descrição: dc.description | FCT nº2022-01025 PTDC | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observational learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student centred learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peer observatio | - |
Palavras-chave: dc.subject | feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | self regulated learning | - |
Título: dc.title | Self-regulated learning in secondary school: students' self-feedback in a peer observation program | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: