
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Morais, Eva | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Anabela | - |
| Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19570 | - |
| Descrição: dc.description | Self-regulated learning is one of the most relevant learning concepts, representing cognitive, metacognitive, emotional, behavioural and motivational aspects. The Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) is the most used instrument to measure self-regulated learning. Though, its 81-item structure is lengthy and presents psychometric issues. Additionally, there is no translation/validation of MSLQ for European Portuguese secondary students. This study involved two stages; in the first, the scale’s psychometric properties were examined, and a short version with 56 items was proposed; in the second, the short version was re-analysed. The first sample consisted of 795 adolescents aged 14–19; 429 adolescents formed the second sample, aged 13–17. Confirmatory factor analyses using robust estimators showed a good fit to the data for the three separated first-order models. Also, good reliability values were found, and information reproduction between the original version and this reduced proposal was verified. These results suggest that the proposed Portuguese short version of the MSLQ (MSLQ-PTS) is a valid and reliable measure for adolescent Portuguese samples. Moreover, the shorter version length makes it a more effective tool for practitioners and researchers. | - |
| Descrição: dc.description | The author(s) declare that financial support was received for the research, authorship, and/or publication of this article. This work was supported by the Portuguese National Foundation for Science and Technology (FCT) (grant number 2022.01025.PTDC). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Validation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychometrics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-regulated learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
| Título: dc.title | Validation and proposal of a short version of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) for Portuguese adolescent students | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: