Schools’ self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools: variables geometries

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMouraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorBeresova, Jana-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Carla-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Marta-
Autor(es): dc.creatorVankova, Hanna-
Autor(es): dc.creatorPinto, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19569-
Descrição: dc.descriptionThe significance of schools' self-evaluation is intrinsically linked to their autonomy and responsibility in interpreting and executing educational tasks. However, this authority is influenced by both European and national policies. This paper aims to compare the policies and practices underlying the process of school self-evaluation in Slovakia and Portugal. Employing a qualitative approach rooted in comparative research, this study involves analyzing legal documents and field notes collected through informal conversations with school board directors in both countries. While both nations demonstrate some influence from European recommendations in their objectives and procedures, disparities exist in their approaches and emphases. Notably, variations are evident in the purposes of schools' self-evaluation and the teams responsible for conducting it. Nevertheless, both countries underscore the importance of students' achievements within the framework of school self-evaluation.-
Descrição: dc.descriptionA importância da autoavaliação das escolas está intrinsecamente ligada à sua autonomia e responsabilidade na interpretação e execução das tarefas educativas. No entanto, esta autoridade é influenciada pelas políticas europeias e nacionais. Este artigo tem como objetivo comparar as políticas e práticas subjacentes ao processo de autoavaliação escolar na Eslováquia e em Portugal. Empregando uma abordagem qualitativa enraizada na investigação comparativa, este estudo envolve a análise de documentos legais e notas de campo recolhidas através de conversas informais com diretores escolares em ambos os países. Embora ambas as nações demonstrem alguma influência das recomendações europeias nos seus objetivos e procedimentos, existem disparidades nas suas abordagens e ênfases. Notavelmente, são evidentes variações nos objetivos da auto-avaliação das escolas e das equipas responsáveis pela sua condução. Todavia, ambos os países sublinham a importância do desempenho escolar dos alunos no quadro da autoavaliação escolar.-
Descrição: dc.descriptionSchools’ self evaluation: Self-evaluation Procedures Relevant for Primary and Secondary Schools - SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Relação: dc.relationhttps://www.eduser.ipb.pt-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectSchools self-evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectSchools quality-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation practices-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem comparativa-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade educacional-
Título: dc.titleSchools’ self-evaluation procedures relevant for primary and secondary schools: variables geometries-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.