
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Armando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19568 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19568 | - |
| Descrição: dc.description | Dropout from Higher Education (HE), that is, the number of students that totally leave a given HE institution is concerningly high, especially in times of crisis. Institutions struggle to minimize dropout, but limited data is available likely because gathering data from learners who dropped out is sensitive, likely involving private information. This paper presents a case study research on student dropout from a very large Portuguese engineering faculty. The main objectives of this research include to gain a better understanding about the reasons for dropout, from the former student’s point of view, and to build a profile for the dropout-at-risk student. The collected data was retrieved from institutional records and from 134 telephonic interviews with former students. The resulting data is analysed in both quantitative and qualitative ways. Results of all gathered dropout data are clustered into three profiles of students who dropout: those that “pull out”, those who were “pushed out” and those who “fall out”. Findings include that students do not decide to dropout by a simple single reason but rather a set of reasons. This research article includes 5 concrete improvement suggestions that are likely to reduce dropout. The two main suggestions are to better prepare the transition to HE and to make policies more flexible in times of crisis, example more flexible schedule. | - |
| Descrição: dc.description | This work is financed by National Funds through the Portuguese funding agency, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, within project LA/P/0063/2020. DOI 10.54499/LA/P/0063/2020 | https://doi.org/10.54499/LA/P/0063/2020 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science (INESC TEC) | - |
| Relação: dc.relation | LA/P/0063/2020 | - |
| Relação: dc.relation | https://journaleet.in/articles/self-perceived-reasons-to-dropout-from-higher-education-a-case-study-in-a-portuguese-faculty-of-engineering | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dropout | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reasons to dropout | - |
| Título: dc.title | Self-perceived reasons to dropout from higher education: a case study in a Portuguese Faculty of Engineering | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: