
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Schuster, Bruna Elisa | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlemmer, Eliane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19554 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19554 | - |
| Descrição: dc.description | A sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados. | - |
| Descrição: dc.description | Society is undergoing rapid transformation, driven by digital technological advances and the advent of hyperintelligences. It is essential that Education discuss the development of pedagogical practices in this context. Based on the concepts of Inventive Learning (Kastrup, 2001, 2015) and Transorganic Connective Act (Di Felice, 2017), the article problematizes “how to develop pedagogical practices from the perspective of the OnLIFE Education Paradigm”. The objective is to develop, from the perspective of co-creation, sympoietic, inventive and gamified pedagogical practices in the context of OnLIFE Education. The co-creation process was accompanied by the Cartographic Method of Research-Intervention. The path involved the following steps: resumption of the elements present in actions of the ConectaKaT Network; Metaverse and Roblox workshops; development of the gamified narrative; preparation of physical materials and experience of the action. The analyses revealed clues about the ecosystemic vision of the world, the culture/history of places, collaborative and cooperative processes, and the expansion of the experience of iving with Augmented Reality. The potential of developing pedagogical practices that connect humans and non-humans in a journey of invention,based on the problematization of the world in the present time, was highlighted. These practices imply the hybridization of times, spaces, technologies, | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
| Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/59 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem inventiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidades educadoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Onlife | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inventive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educating cities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Onlife education | - |
| Título: dc.title | Conectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação Onlife | - |
| Título: dc.title | Conectakatching: pedagogical practices in the Onlife education paradigm | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: