
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Jéssica Maria Gregory | - |
| Autor(es): dc.creator | Bassani, Patrícia Scherer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19552 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19552 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo tem por objetivo refletir sobre a educação do futuro, buscando articular as ideias apresentadas no relatório da UNESCO -―Reimaginar o futuro juntos‖ -e estudos sobre educação em contexto OnLIFE. A UNESCO aborda a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e sociais do século XXI, propondo um novo contrato social para promover justiça e inclusão global. O conceito de educação OnLIFE, por sua vez, destaca a importância de integrar experiências de aprendizagem on-line e off-line, desenvolvendo habilidades digitais críticas e entendendo os impactos éticos e sociais das tecnologias. O estudo, de natureza qualitativa, se organiza a partir de uma revisão narrativa. Resultados apontam para a necessidade de uma educação transformadora e ética, que prepare os indivíduos para a era digitale contribua para um futuro mais sustentável e justo. Ressaltam a educação como ferramenta crucial para justiça social, econômica e ambiental, e para a construção de um mundo mais humano e pacífico. | - |
| Descrição: dc.description | The article aims to reflect on the education of the future, seeking to articulate the ideas presented in the UNESCO report -―Reimagining the future together‖ -and studies on education in the OnLIFE context. UNESCO addresses the need to adapt education to the technological and social changes of the 21st century, proposing a new social contract to promote global justice and inclusion. The concept of OnLIFE education, in turn, highlights the importance ofintegrating online and offline learning experiences, developing critical digital skills and understanding the ethical and social impacts of technologies. The study, of a qualitative nature, is organized based on a narrative review. Results point to the need for transformative and ethical education, which prepares individuals for the digital age and contributes to a more sustainable and fair future. They highlight education as a crucial tool for social, economic and environmental justice, and for building amore humane and peaceful world. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão | - |
| Relação: dc.relation | https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/ojs/article/view/61 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação digital cidadã | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Onlife | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital citizen education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Onlife education | - |
| Título: dc.title | Reflexões sobre a educação do futuro em contexto onlife | - |
| Título: dc.title | Reflections on the education of the future in an onlife context | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: