Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Isabelle Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Okawa, Iraneth Patrício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19549 | - |
Descrição: dc.description | Tese de Mestrado em Estudos Portugueses, apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar os emojis, conforme a sua característica de recurso às relações sociocomunicativas na linguagem digital, notadamente em contextos de aprendizagem informal de língua japonesa no Instagram, uma vez que têm se consolidado como expressão cada vez mais frequente no mundo virtual. São apresentadas informações históricas, bem como a definição e importância dos emojis. Abordamos o surgimento da Internet, das “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação” e das redes sociais, discutindo a forma como esses recursos contribuem para a conexão global de pessoas nos mais variados contextos de interação social. Apresentamos os emojis, a partir de seu uso atualmente imprescindível na comunicação virtual, podendo ser vistos como uma consequência de transformação linguística no âmbito digital, abordando as diferenças do significado no Japão e no Brasil. Por fim, são apresentados os perfis dos influenciadores digitais Nanda e Guti na rede social Instagram, respectivamente “@nihongandocomnanda” e “@ola_guti”, seguida da análise de comentários de emojis utilizados por seus seguidores nas publicações do período de 15 a 31 de janeiro de 2022. O Instagram foi escolhido para este estudo, pela crescente relevância que tem adquirido na produção de conteúdo na Internet. Buscamos, assim, demonstrar a tendência atual de expressão linguística através de emojis no mundo virtual, em um contexto de aprendizagem informal de língua estrangeira, neste caso, a língua japonesa. Como recursos teóricos utilizados nesta pesquisa, destacamos os trabalhos de Bai et al. (2019), Bertoncello (1999), Franco (2010), Leite (2018), Miranda (2007), Nascimento (2013), Oliveira (2016), Rodrigues et al. (2021), Seara, Simões e Sebastião (2020), e Yamada (2008), dentre outros. | - |
Descrição: dc.description | The present research aims to present emojis, according to their characteristic of resources to the social and communicative relations in digital language, notably in contexts of informal learning of the Japanese language on Instagram, since emojis have been consolidated as an increasingly frequent expression in the virtual world. Historical information is presented, as well as the definition and importance of emojis. We address the arising of the Internet, the "New Technologies of Information and Communication", and social networks, discussing how these resources contribute to the global connection of people in the most varied contexts of social interaction. Emojis are presented from their currently essential use in virtual communication, which can be seen as a consequence of linguistic transformation in the digital environment, addressing the differences in their meaning in Japan and Brazil. Finally, the profiles of the digital influencers Nanda and Guti on the social network Instagram are presented, respectively “@nihongandocomnanda” and “@ola_guti”, followed by the analysis of emojis used by their followers on comments in publications from January 15th to 31st, 2022. Instagram was chosen for this study due to the growing relevance it has acquired in the production of content on the Internet. We therefore seek to demonstrate the current trend of linguistic expression through emojis in the virtual world in the context of informal learning of a foreign language, in this case, the Japanese language. As theoretical resources used in this research, we highlight the works of Bai et al. (2019), Bertoncello (1999), Franco (2010), Leite (2018), Miranda (2007), Nascimento (2013), Oliveira (2016), Rodrigues et al. (2021), Seara, Simões and Sebastião (2020), and Yamada (2008), among others. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias de informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emojis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua japonesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | New technologies of information and communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese language | - |
Título: dc.title | Emojis: relações sociocomunicativas na linguagem digital em contextos de aprendizagem de japonês por falantes brasileiros no Instagram | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: