Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINVEP-
Autor(es): dc.creatorJermias, Sílvia-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Isabel Cristina-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19533-
Descrição: dc.descriptionA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherINVEP-
Relação: dc.relationhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/403-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMédia-Arte Digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectVideoarte-
Título: dc.titleMédia-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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