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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INVEP | - |
| Autor(es): dc.creator | Jermias, Sílvia | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Isabel Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Ana Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19533 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19533 | - |
| Descrição: dc.description | A Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | INVEP | - |
| Relação: dc.relation | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/403 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Média-Arte Digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação para a cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoarte | - |
| Título: dc.title | Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXI | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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