Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Novo, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:48:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:48:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19530 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/978-3-031-52998-6_5 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19530 | - |
Descrição: dc.description | The evaluation process of school libraries, developed by the Portuguese School Libraries Network, has been carried out through the application of a self-evaluation model. The instrument used by teacher librarians is based on a set of elements, including the collection of data through questionnaires applied to students of different schooling levels. In this study we examine the responses obtained through the questionnaires applied in that context, to students from the Portuguese districts of Évora, Leiria, Setúbal and Vila Real, in the years 2015, 2017 and 2019. The analysis is focused on activities related to MIL, verifying the incidences and contrasts in the dimensions studied in the observed universe. The self-evaluation Reports from 2019 are also analysed, mainly the strengths and weaknesses pointed out by teacher librarians. Considering students’ responses, the results show several gaps in the work carried out by libraries, especially in the 1st cycle of basic education, and in activities more related to an active attitude on the part of students in the use of digital resources. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer Nature [academic journals on nature.com] | - |
Relação: dc.relation | Interdisciplinary Center for History, Cultures and Societies | - |
Relação: dc.relation | UID/HIS/00057/2019 | - |
Relação: dc.relation | https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-52998-6_5#citeas | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media and Information Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | elementary schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | Media and information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study with elementary school students | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: