
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rui | - |
| Autor(es): dc.creator | Alvelos, Heitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Barreto, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Cláudia | - |
| Autor(es): dc.creator | Penedos-Santiago, Eliana | - |
| Autor(es): dc.creator | São Simão, Fátima | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Carneiro, José | - |
| Autor(es): dc.creator | Dolbeth, Júlio | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Marta | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Nuno | - |
| Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rui | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Sónia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19527 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19527 | - |
| Descrição: dc.description | Recent years have seen the emergence of two particular challenges to scientific knowledge and application. In both instances, communication design may be underperforming in its potential for contribution: 1. The exponential rise of social media has potentiated an equally exponential range of phenomena such as fake news, pseudo-science and superstition; as seductive, de-centralised, continuously reconfiguring webs, their longevity and adaptability far surpass that of rigorous knowledge. 2. The pandemic and corresponding public policies (confinement and vaccination in particular) seem to have further eroded the already precarious, aforementioned scenario. A range of misinformation channels and content have reached significant sectors of the population, just as media portrayal of the health crisis was largely reduced to statistical extrapolations, and a largely hermetic, prescriptive discourse often lacking in accessibility. Despite current decreases in pandemic levels, issues of mistrust remain and will likely retain an impact in future instances, health-related or otherwise. The above issues have been addressed both through increased technological sophistication of digital tools, and the adoption of logical discourse; however, both seem to have fallen short in tackling the scale and complexity of the phenomena of misinformation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | ID+ | - |
| Relação: dc.relation | An Infodemic of Disorientation: communication design as mediator between scientific knowledge and cognitive bias. The case study of Portugal before, during, and after the pandemic. | - |
| Relação: dc.relation | 2022.08322.PTDC | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Título: dc.title | Sci-Bi: an infodemic of disorientation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: