
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Trigo, Clara | - |
| Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, Ivani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19525 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19525 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor. | - |
| Descrição: dc.description | This article sought to present a way of categorizing the interactional level of digital media art with the public. The artworks are rated based on their level of interaction with the audience through digital resources. Although this approach was developed based on the analysis of ten digitally mediated dance works, with video as the main technical support, it is proposed here to expand its use in the classification of other types of non-performative digital media artworks. Four interactional levels were found: level 1, also called ‘one-way artefact’; level 2, also called ‘public engagement artifact’; level 3, also called ‘digital manipulation artifact’; and level 4, also called ‘interactive differential artefact’. This categorization aims to recognize aspects of the public's interaction with the artwork, based on the digital resources used. It does not intend to attribute hierarchical value between the different artistic choices and results. Thus, it is intended to suggest its use in research and teaching environments, in order to introduce formal mechanisms for analyzing and classifying this type of artifact, as well as to allow artists/creators to become aware of the variations and possibilities available to them. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graus de interação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Média-Arte Digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interactional level | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital media art | - |
| Título: dc.title | Graus de interação em obras de média-arte digital | - |
| Título: dc.title | Interactional levels on digital media artworks | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: