
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barreto, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Alvelos, Heitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Cláudia | - |
| Autor(es): dc.creator | Carneiro, José | - |
| Autor(es): dc.creator | Veiga, Pedro Alves da | - |
| Autor(es): dc.creator | Penedos-Santiago, Eliana | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Marta | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Nuno | - |
| Autor(es): dc.creator | Dolbeth, Júlio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19524 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19524 | - |
| Descrição: dc.description | This paper details and analyses the methods and outcomes of nine pedagogical workshops in design courses at Portuguese universities, centered on the unlikely mix of online memes and scientific knowledge. The workshops took place between March and July 2023, were conducted within the exploratory project ‘Sci-Bi: An Infodemic of Disorientation: Communication Design as a Mediator Between Scientific Knowledge and Cognitive Bias.’ The project posits that communication design may play a role in translating and visualizing scientific information in clear, accessible, and engaging manners. An example of this is evident in the creative outputs produced by students, showcasing innovative ways to communicate scientific information. The output of these workshops consisted of infographics, reels, and memes, to be presented to the public for external validation in two forthcoming exhibitions in 2024. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | An Infodemic of Disorientation: communication design as mediator between scientific knowledge and cognitive bias. The case study of Portugal before, during, and after the pandemic. | - |
| Relação: dc.relation | 2022.08322.PTDC | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific Memes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Workshops | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sci-Bi Project | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design Mediation | - |
| Título: dc.title | Visualizing science: crafting memes in design pedagogy | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: