
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nery Filho, Jesse | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fabianne Costa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19508 | - |
| Descrição: dc.description | Este projeto teve o objetivo de levar para a comunidade acadêmica, da cidade de Senhor do Bonfim, um curso de formação para criação e adoção de estratégias de ensino/aprendizagem na sala de aula pautadas em processos dinâmicos e centradas nos alunos. Esses processos ativos, permeados do uso das tecnologias, potencializam o engajamento por parte do alunado, uma vez que as propostas dialogam com os comportamentos do cotidiano deles. O foco maior deste projeto de extensão esteve na gamificação dos conteúdos escolares. Assim, as professoras e professores participantes se apropriaram de conhecimentos técnicos sobre o universo dos jogos, tanto analógicos quanto digitais, para assim modificarem os espaços de ensino/aprendizagem de seus alunos. Além dos professores atuantes, o projeto alcançou professores em formação. Desta forma, esses futuros profissionais poderão aperfeiçoar suas práticas de ensino centrados nessas técnicas contemporâneas. | - |
| Descrição: dc.description | This project aimed to bring to the academic community of the city of Senhor do Bonfim a training course for the creation and adoption of teaching/learning strategies in the classroom, based on dynamic and student-centered processes. These active processes, permeated by the use of technologies, enhance student engagement, as the proposals align with their everyday behaviors. The main focus of this extension project was on the gamification of school content. Thus, the participating teachers acquired technical knowledge about the world of games, both analog and digital, in order to transform their students' teaching/learning environments. In addition to active teachers, the project also reached pre-service teachers. In this way, these future professionals will be able to refine their teaching practices centered on these contemporary techniques. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37906 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos analógicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Analog games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Gamificação para além das salas de aula: metodologias ativas para professores contemporâneos | - |
| Título: dc.title | Gamification beyond the classroom: active methodologies for contemporary teachers | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: