Ensinando e aprendendo química em um metaverso Minecraft: formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFelix, Arnold de Almeida-
Autor(es): dc.creatorSilva, Monique Gabriella Angelo da-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19507-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19507-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho buscou através de uma formação continuada, sensibilizar os professores de Química a integrar o Minecraft Education como possibilidade pedagógica ou alternativa para as aulas de Química, por meio de uma pesquisa de modalidade qualitativa. Tendo sido realizada uma revisão sistemática de literatura foi identificado que o Minecraft está inteiramente ligado a vida de grande parte da população infanto-juvanil. A partir desse fato foi identificado a oportunidade de usufruir desse engajamento com esse público. No entanto, foi percebida também a necessidade da formação dos docentes para que os mesmos possam realizar a incorporação do Minecraft, pois é preciso que os professores entendam como o mesmo funciona para uma metodologia eficaz. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um minicurso de formação para professores da educação básica, buscando assim identificar a eficácia do metaverso na formação docente.-
Descrição: dc.descriptionhis study sought to raise awareness among Chemistry teachers about the need to integrate Minecraft Education as a pedagogical possibility or alternative for Chemistry classes through ongoing training, using qualitative research. A systematic literature review identified that Minecraft is entirely linked to the lives of a large part of the child and youth population. From this fact, the opportunity to take advantage of this engagement with this audience was identified. However, the need to train teachers was also perceived so that they can incorporate Minecraft, as teachers need to understand how it works for an effective methodology. To this end, a short training course for basic education teachers was developed and implemented, thus seeking to identify the effectiveness of the metaverse in teacher training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36767-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório virtual de química-
Palavras-chave: dc.subjectMinecraft metaverso-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual chemistry lab-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleEnsinando e aprendendo química em um metaverso Minecraft: formação de professores-
Título: dc.titleTeaching and learning chemistry in a Minecraft metaverse: teacher training-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.