
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Felix, Arnold de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:47:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:47:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19507 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19507 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho buscou através de uma formação continuada, sensibilizar os professores de Química a integrar o Minecraft Education como possibilidade pedagógica ou alternativa para as aulas de Química, por meio de uma pesquisa de modalidade qualitativa. Tendo sido realizada uma revisão sistemática de literatura foi identificado que o Minecraft está inteiramente ligado a vida de grande parte da população infanto-juvanil. A partir desse fato foi identificado a oportunidade de usufruir desse engajamento com esse público. No entanto, foi percebida também a necessidade da formação dos docentes para que os mesmos possam realizar a incorporação do Minecraft, pois é preciso que os professores entendam como o mesmo funciona para uma metodologia eficaz. Para isso, foi desenvolvido e aplicado um minicurso de formação para professores da educação básica, buscando assim identificar a eficácia do metaverso na formação docente. | - |
| Descrição: dc.description | his study sought to raise awareness among Chemistry teachers about the need to integrate Minecraft Education as a pedagogical possibility or alternative for Chemistry classes through ongoing training, using qualitative research. A systematic literature review identified that Minecraft is entirely linked to the lives of a large part of the child and youth population. From this fact, the opportunity to take advantage of this engagement with this audience was identified. However, the need to train teachers was also perceived so that they can incorporate Minecraft, as teachers need to understand how it works for an effective methodology. To this end, a short training course for basic education teachers was developed and implemented, thus seeking to identify the effectiveness of the metaverse in teacher training. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36767 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratório virtual de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minecraft metaverso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual chemistry lab | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Ensinando e aprendendo química em um metaverso Minecraft: formação de professores | - |
| Título: dc.title | Teaching and learning chemistry in a Minecraft metaverse: teacher training | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: