
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Brandão, Gustavo de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19506 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19506 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo investiga as formas de interação com jogos digitais a partir dos contextos culturais e socioeconômicos dos jogadores, tomando como estudo a franquia The Last of Us. A análise foca em como jogadores de dois territórios distintos, agenciam suas experiências e interações com o jogo, influenciados por suas realidades sociais e subjetivas. Amparados pelo conceito de Poética da Relação, de Édouard Glissant, examinamos como essas experiências moldam as performances e decisões dos jogadores. A pesquisa compara dois perfis de jogadores: um jogador casual de um contexto periférico, do Sul Global, e um grupo de jogadores do Norte Global, cujas percepções foram analisadas por meio do Metacritic. O artigo destaca, assim, as diferenças e semelhanças entre esses modos de experiência e performance, considerando as especificidades das corporalidades e territorialidades envolvidas. | - |
| Descrição: dc.description | This article investigates forms of interaction with digital games through the cultural and socioeconomic contexts of players, using The Last of Us franchise as a case study. The analysis focuses on how players from two distinct territories engage and interact with the game, influenced by their social and subjective realities. Supported by Édouard Glissant's concept of Poetics of Relation, we examine how these experiences shape players' performances and decisions. The research compares two player profiles: a casual player from a peripheral context in the Global South and a group of players from the Global North, whose perceptions were analyzed through Metacritic. The article thus highlights differences and similarities in these modes of experience and performance, considering the specificities of the corporeality and territorialities involved. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37737 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poética da relação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | The Last of Us | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poetics of relation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
| Título: dc.title | O jogo dos outros: percepções sobre a experiência e performance de jgadores com os jogos da franquia The Last of Us | - |
| Título: dc.title | The game of others: players' perceptions of the experience and performance of games in The Last of Us franchise | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: