Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alda | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Isolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19499 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.6018/riite.625971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19499 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we present the design of an ongoing training course for teachers in non-tertiary education with the aim of promoting a change in their assessment practices towards digital assessment of competences from a sustainable assessment perspective. Using a qualitative approach, we analysed the interactions that took place in the different virtual forums, as well as the reports produced at the end by the participants. Our aim was to find out what the main challenges were for these teachers, while at the same time trying to understand which dimensions of the training process enabled the teachers involved to design and implement strategies for assessing competences using technology. We found that the participants' main difficulties were in changing the focus of the assessment, going beyond the mere assessment of knowledge, as well as in constructing appropriate rubrics for the assessment of competences. Important aspects of the training programme were i) the dimension of collaboration between peers, ii) flexibility in terms of the technologies to be used, considering different digital literacy profiles and iii) the creation and application of pedagogical strategies by the teachers during the training. | - |
Descrição: dc.description | En este artículo presentamos el diseño de un curso de formación permanente para profesores de educación no terciaria, con el objetivo de promover un cambio en sus prácticas de evaluación, con vistas a la evaluación digital de competencias desde una perspectiva de evaluación sostenible. Mediante un enfoque cualitativo, analizamos las interacciones que tuvieron lugar en los distintos foros virtuales, así como los informes elaborados al final por los participantes. Exploramos cuáles eran los mayores retos para estos profesores y, al mismo tiempo, intentar comprender qué dimensiones del proceso de formación permitían a los profesores implicados diseñar y aplicar estrategias de evaluación de competencias mediante el uso de la tecnología. Encontramos que las mayores dificultades de los participantes residían en cambiar el enfoque de la evaluación, yendo más allá de la mera evaluación de conocimientos, así como en la construcción de rúbricas adecuadas para la evaluación de competencias. Las dimensiones importantes del programa de formación fueron i) la colaboración entre compañeros, ii) la flexibilidad en cuanto a las tecnologías a utilizar, teniendo en cuenta los diferentes perfiles de alfabetización digital y iii) la creación y aplicación de estrategias pedagógicas por parte de los profesores durante la formación. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através do projeto UIDP/04372/2020. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | - |
Relação: dc.relation | UIDP/04372/2020 | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.um.es/riite/issue/view/22581 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
Título: dc.title | A learning design to promote changes in teacher´s digital assessment practices | - |
Título: dc.title | Un diseño pedagógico para promover cambios en las prácticas de evaluación digital de los profesores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: