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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | António, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Álvaro Luís Pegado de | - |
| Autor(es): dc.creator | António, Meyer Madre de Deus Do Rosário António | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Rita Marques de | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Ana Pinto de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19494 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19494 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Portuguesa de Nutrição | - |
| Relação: dc.relation | https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-resumos_cna-2022_po-pdf-3-2-2/ | - |
| Direitos: dc.rights | N/A | - |
| Título: dc.title | Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomé | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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