Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomé

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAntónio, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Álvaro Luís Pegado de-
Autor(es): dc.creatorAntónio, Meyer Madre de Deus Do Rosário António-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Rita Marques de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Ana Pinto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19494-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Portuguesa de Nutrição-
Relação: dc.relationhttps://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-resumos_cna-2022_po-pdf-3-2-2/-
Direitos: dc.rightsN/A-
Título: dc.titleAvaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomé-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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