Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pacheco, L. F. G. | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Ana Pinto de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, M. R. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19493 | - |
Descrição: dc.description | Entender e exercitar o processo de construção de árvores de problemas e de soluções em processos formativos no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em cenário virtual, tem sido uma experiência desafiadora e enriquecedora pelas possibilidades de trocas e de construção coletiva que tem proporcionado. Este estudo trata-se de um relato de experiência de uma disciplina em curso de pós-graduação a distância desenvolvido com países da CPLP, que visou realizar o planejamento de oficina participativa e a construção de árvores de problemas e de soluções para a má-nutrição. Tem abordagem qualitativa, é descritivo e metodológico no campo da governança das políticas públicas. Referencia-se teoricamente em Paulo Freire na perspectiva da participação social e da Educação Popular. São apresentadas as atividades desenvolvidas, com base em sequência didática, bem como as trocas, discussões e adaptações desenvolvidas ao longo da disciplina. Este relato evidenciou que o desenvolvimento de habilidades para o exercício de metodologias participativas em processos de desenvolvimento comunitários pode ser efetivo em cenários de aprendizagem virtual. Ressaltou também que a diversidade de perspectivas no contexto de propostas para solução de problemas amplifica as possibilidades de respostas e nos faz repensar as formas de ver e estar no mundo. | - |
Descrição: dc.description | Understanding and practising problem and solution trees in formative processes within the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP) in a virtual scenario is an enriching experience due to the collective exchange and formation that could occur. This study aims to evaluate an online post-graduate module developed with CPLP countries, which planned a participatory workshop on the creation of problem and solution trees for malnutrition. A qualitative, descriptive and methodologic approach is used in public policy and governance. It follows Paulo Freire’s framework of social participation and popular education. For this, the proposed activities and the forum discussion developed along the module are presented. This experience revealed that developing skills for the participatory methodology in community development processes can be effective in virtual learning scenarios. It was also noted that there was a considerable diversity of solution proposals for malnutrition problems, which allowed us to rethink our world vision. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Even3 | - |
Relação: dc.relation | https://www.even3.com.br/anais/vii-congresso-brasileiro-de-ensino-e-processos-formativos-i-simposio-internacional-de-ensino-e-processos-formativos-434578/ | - |
Direitos: dc.rights | N/A | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community of Portuguese Speaking Countries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social participation | - |
Título: dc.title | Pós-graduação a distância em sistemas alimentares sustentáveis na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relato de experiência na disciplina “Árvores de Problemas e de Soluções da Malnutrição" | - |
Título: dc.title | E-learning post-graduate course on sustainable food systems within the Community of Portuguese-Speaking Countries (CPLP): experience report for the module “Malnutrition Problem and Solution Trees” | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: