Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, António | - |
Autor(es): dc.creator | São Mamede, Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Leonilde | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19492 | - |
Descrição: dc.description | Knowledge of Social Engineering is crucial to prevent potential attacks related to organizational Information Security. The objective of this paper aims to identify the most common social engineering techniques, success attack factors, and obstacles, as well as the good practices and frameworks that could be adopted concerning their mitigation. As an analysis methodology, a Systematic Literature Review was carried out. The findings revealed that the discussion about SE attacks has increased and that the most imminent threat is phishing. Exploiting human vulnerabilities is a growing threat when the attack is not carried out directly through technical means. There continue to be more technical attacks than non-technical attacks. Encouraging organizational security prevention, like training, education, technical controls, process development, defense in detail, and the development of security policies, should be considered mitigating factors for the negative impact of SE attacks. Most SE frameworks/models are focused on attack techniques and methods, mostly on technical components, decorating human factor. As a novelty, we found the opportunity to develop a new framework that could improve coverage of the gaps found, supported on security international standards, that could help and support researchers in developing their work, understanding open research topics, and providing a clearer understanding of this type of threat. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Ital Publication | - |
Relação: dc.relation | https://ijournalse.org/index.php/ESJ/article/view/2194 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attack Techniques | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human Behavior | - |
Título: dc.title | Common techniques, success attack factors and obstacles to social engineering: a systematic literature review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: