Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, António | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, José | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Ramiro | - |
Autor(es): dc.creator | São Mamede, Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Frederico | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Pedro Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19478 | - |
Descrição: dc.description | This systematic literature review investigates the factors influencing cloud computing adoption within both educational and organizational settings. By synthesizing a comprehensive body of research, this study finds and analyzes the determinants that shape the decision-making process about cloud technology adoption. Security, cost-effectiveness, scalability, interoperability, and regulatory compliance are examined across educational institutions and organizational contexts. Additionally, socio-economic, political, and technological factors specific to each context are explored to provide a nuanced understanding of the challenges and opportunities associated with cloud computing adoption. The review reveals commonalities and differences in adoption drivers and barriers between education and organizational environments, offering insights into tailored strategies for effective implementation. This research contributes to the existing literature by shedding light on the multifaceted nature of cloud adoption and offering valuable guidance for educators, organizational leaders, policymakers, and technology providers looking to use cloud computing to enhance operations and services. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IEEE | - |
Relação: dc.relation | INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science (INESC TEC) | - |
Relação: dc.relation | LA/P/0063/2020 | - |
Relação: dc.relation | https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10530270 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cloud computing adoption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cloud computing model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizational adoption | - |
Título: dc.title | Factors affecting cloud computing adoption in the education context: systematic literature review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: