
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19469 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19469 | - |
| Descrição: dc.description | This work reflects upon what Immersion can mean from the perspective of an Artificial Intelligence (AI). Applying the lens of immersive learning theory, it seeks to understand whether this new perspective supports ways for AI participation in cognitive ecologies. By treating AI as a participant rather than a tool, it explores what other participants (humans and other AIs) need to consider in environments where AI can meaningfully engage and contribute to the cognitive ecology, and what the implications are for designing such learning environments. Drawing from the three conceptual dimensions of immersion—System, Narrative, and Agency—this work reinterprets AIs in immersive learning contexts. It outlines practical implications for designing learning environments where AIs are surrounded by external digital services, can interpret a narrative of origins, changes, and structural developments in data, and dynamically respond, making operational and tac-tical decisions that shape human-AI collaboration. Finally, this work suggests how these insights might influence the future of AI training, proposing that immersive learning theory can inform the development of AIs capable of evolving beyond static models. This paper paves the way for understanding AI as an immersive learner and participant in evolving human-AI cognitive ecosystems. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Springer Nature | - |
| Relação: dc.relation | INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science (INESC TEC) | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Título: dc.title | Immersion for AI: immersive learning with artificial intelligence | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: