
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Domingues, Delmar Galisi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19465 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19465 | - |
| Descrição: dc.description | A construção de universos para obras ficcionais vai além da mera narração de histórias, sendo um elemento fundamental para envolver e imergir o público. Atualmente a criação de mundos transcende o meio literário. Mundos imaginários também são componentes indissociáveis na composição de obras cinematográficas, de animações digitais e de histórias em quadrinhos. Não seria diferente no processo de desenvolvimento de mundos para jogos digitais. Mas, como é práxis mencionar, nos games, a interatividade com o sistema e as ações lúdicas definem uma forma distinta de participação do público se comparada a outras obras, gerando consequências relevantes no processo de criação destes mundos. Ao contrário do que acontece com outras mídias, a mecânica do jogo compete com a narrativa no sentido de definir os detalhes do espaço de conflito, e nesta concepção atuam profissionais específicos como o designer de níveis. Deste modo, este trabalho descreve como o design de níveis de jogos colabora para tornar a concepção de mundos imaginários algo peculiar se comparada com outras formas de expressão. Desta investigação, percebeu-se que a mecânica dos jogos, os desafios e conflitos inerentes aos games geram mundos que vão além da mera imaginação, já que a jogabilidade possui outros pressupostos de diversão. | - |
| Descrição: dc.description | The construction of universes for fictional works goes beyond mere storytelling, being a fundamental element to engage and immerse the public. Currently, the creation of worlds transcends the literary medium. Imaginary worlds are also inseparable components in the composition of cinematographic works, digital animations and comic books. It wouldn’t be different in the process of developing worlds for digital games. But, as they say, in games, interactivity with the system and playful actions define a different form of public participation compared to other works, generating relevant consequences in the process of creating these worlds. Unlike what happens with other media, the game mechanics compete with the narrative in order to define the details of the conflict space, and in this conception specific professionals such as the level designer work. In this way, this work describes how game level design helps to make the conception of imaginary worlds something peculiar compared to other forms of expression. In this investigation, it can be seen that game mechanics, the challenges and conflicts inherent to games generate worlds that go beyond mere imagination, since the gameplay has other fun assumptions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37770 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundos imaginários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação de mundos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de níveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundos de jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes de jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imaginary worlds | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Worldbuilding | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Level design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game worlds | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Game environment | - |
| Título: dc.title | Além da imaginação: criando mundos para jogos digitais | - |
| Título: dc.title | Beyond imagination: worldbuilding for digital games | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: