
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva Júnior, Luiz Claudio Ferreira da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Alan Pedro da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:50:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:50:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19446 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo investiga um problema central: “o que o professor precisa saber para incorporar jogos digitais, que progressivamente desafiam as funções executivas do jogador, em salas de aula da educação básica para promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?”. Utilizando o método Design Science Research (DSR), o estudo envolveu: revisão da literatura; análise de conteúdo de entrevistas com renomados pesquisadores internacionais da área de jogos digitais e TDAH; construção de um Guia Didático para professores; validação do Guia com 14 juízes especialistas por meio da Técnica Delphi; realização de uma oficina com 18 professores em uma escola pública em Maceió/AL; e registro de observação em aulas reais de 3 professores participantes da oficina. Os resultados demonstram um avanço significativo na capacidade dos professores de incorporar jogos digitais de maneira eficaz, promovendo o engajamento e o desenvolvimento de habilidades em estudantes com TDAH. | - |
| Descrição: dc.description | This study examines a central problem: "What do teachers need to know to incorporate digital games, which progressively challenge the player's executive functions, in primary and secondary education classrooms to promote the cognitive, affective, and behavioral development of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)?" Utilizing the Design Science Research (DSR) method, the study involved: a literature review; content analysis of interviews with renowned international researchers in the fields of digital games and ADHD; the development of a Didactic Guide for teachers; validation of the Guide by 14 expert judges using the Delphi Technique; conducting a workshop with 18 teachers in a public school in Maceió, AL; and observation records from real classes taught by 3 teachers who participated in the workshop. The results demonstrate a significant advancement in teachers' ability to effectively incorporate digital games, thereby promoting engagement and skill development in students with ADHD. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
| Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/36739 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TDAH | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ADHD | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classroom | - |
| Título: dc.title | Incorporação de jogos digitais no ensino de estudantes com TDAH: um guia didático para o professor da educação básica | - |
| Título: dc.title | Incorporating digital games in teaching students with ADHD: a didactic guide for primary and secondary education teachers | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: