Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Débora-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19445-
Descrição: dc.descriptionA formação do pedagogo tem que atender as diversas modalidades educativas. Contudo, há uma concepção de priorizar nos cursos de Pedagogia a educação formal. Diante disso, este projeto de pesquisa apresenta os dados preliminares do estudo que tem por objetivo analisar como o desenvolvimento e a aplicação de gameboards em espaços de educação não formal podem contribuir na formação dos estudantes de Pedagogia. Como o campo da educação não formal difere das práticas educativas que ocorrem na educação formal é significativo entender como se dão as práticas pedagógicas nos espaços não formais. É relevante aprender a desenvolver atividades e artefatos, como jogos, visto que estimulam e propiciam a aprendizagem de diferentes formas. A pesquisa é do tipo qualitativa baseada em uma abordagem de estudo de caso sobre os estudantes de Pedagogia que construíram gameboards para os espaços de educação não formal. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 4° período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufal. Assim, o desenvolvimento deste projeto demonstra como dados preliminares sobre a constituição identitária do pedagogo de forma plena e efetiva está relacionada ao seu processo formativo ao longo da graduação e que a experiência da construção de um gameboard pode ser enriquecedora para a formação do pedagogo.-
Descrição: dc.descriptionThe training of pedagogues has to take into account the various educational modalities. However, there is a concept of prioritizing formal education in Pedagogy courses. In view of this, this research project presents preliminary data from a study that aims to analyze how the development and application of gameboards in non-formal education spaces can contribute to the training of Pedagogy students. As the field of non-formal education differs from the educational practices that take place in formal education, it is important to understand how pedagogical practices take place in non-formal spaces. It is important to learn how to develop activities and artifacts, such as games, since they stimulate and promote learning in different ways. This is a qualitative study based on a case study approach about Pedagogy students who built gameboards for non-formal education spaces. The research was carried out in a 4th period Pedagogy class at Ufal's Education Center. Thus, the development of this project demonstrates how preliminary data on the identity constitution of the pedagogue in a full and effective way is related to their training process throughout graduation and that the experience of building a gameboard can be enriching for the pedagogue's training.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37322-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Título: dc.titleContribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia-
Título: dc.titleFormative contributions in the development of gameboard by pedagogy students-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.