Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Débora | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19445 | - |
Descrição: dc.description | A formação do pedagogo tem que atender as diversas modalidades educativas. Contudo, há uma concepção de priorizar nos cursos de Pedagogia a educação formal. Diante disso, este projeto de pesquisa apresenta os dados preliminares do estudo que tem por objetivo analisar como o desenvolvimento e a aplicação de gameboards em espaços de educação não formal podem contribuir na formação dos estudantes de Pedagogia. Como o campo da educação não formal difere das práticas educativas que ocorrem na educação formal é significativo entender como se dão as práticas pedagógicas nos espaços não formais. É relevante aprender a desenvolver atividades e artefatos, como jogos, visto que estimulam e propiciam a aprendizagem de diferentes formas. A pesquisa é do tipo qualitativa baseada em uma abordagem de estudo de caso sobre os estudantes de Pedagogia que construíram gameboards para os espaços de educação não formal. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 4° período do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufal. Assim, o desenvolvimento deste projeto demonstra como dados preliminares sobre a constituição identitária do pedagogo de forma plena e efetiva está relacionada ao seu processo formativo ao longo da graduação e que a experiência da construção de um gameboard pode ser enriquecedora para a formação do pedagogo. | - |
Descrição: dc.description | The training of pedagogues has to take into account the various educational modalities. However, there is a concept of prioritizing formal education in Pedagogy courses. In view of this, this research project presents preliminary data from a study that aims to analyze how the development and application of gameboards in non-formal education spaces can contribute to the training of Pedagogy students. As the field of non-formal education differs from the educational practices that take place in formal education, it is important to understand how pedagogical practices take place in non-formal spaces. It is important to learn how to develop activities and artifacts, such as games, since they stimulate and promote learning in different ways. This is a qualitative study based on a case study approach about Pedagogy students who built gameboards for non-formal education spaces. The research was carried out in a 4th period Pedagogy class at Ufal's Education Center. Thus, the development of this project demonstrates how preliminary data on the identity constitution of the pedagogue in a full and effective way is related to their training process throughout graduation and that the experience of building a gameboard can be enriching for the pedagogue's training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. LE@D | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/37322 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Título: dc.title | Contribuições formativas no desenvolvimento de gameboard por estudantes de pedagogia | - |
Título: dc.title | Formative contributions in the development of gameboard by pedagogy students | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: