Perceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartín, Ana Belén-
Autor(es): dc.contributorMárquez, Maria del Mar-
Autor(es): dc.contributorCasanova, Elena-
Autor(es): dc.contributorGea, Silvia-
Autor(es): dc.contributorFuentes, María del Carmen-
Autor(es): dc.creatorGoulão, Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/19407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19407-
Descrição: dc.descriptionA perceção metacognitiva refere-se à capacidade de um indivíduo de refletir sobre e controlar seus próprios processos cognitivos. Em estudantes do ensino superior, especialmente em contextos online, essa competência pode ter um impacto significativo no sucesso académico e na aprendizagem autodirigida. O nosso estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da perceção metacognitiva de um conjunto de estudantes online. Para tal utilizou-se o questionário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) para recolher informações sobre o seu conhecimento metacognitivo e a sua capacidade de regulação cognitiva. A nossa amostra é composta por 184 estudantes em ensino a online, sendo 82,6% do sexo feminino e 17,4% do sexo masculino. Com a média de idades de 42 anos (SD 9,96), sendo a idade máxima de 75 anos e a idade mínima de 21 anos. Encontram-se a frequentar o 1º ano da licenciatura X. Observou-se 77% do conhecimento cognitivo e 86% de capacidade de regulação cognitiva. O diagnóstico da perceção metacognitiva destes estudantes revelou um bom resultado tanto para o conhecimento do seu próprio conhecimento (conhecimento metacognitivo, quanto para a competência de monitorizar e controlar o seu conhecimento (regulação da cognição). Estudantes em cursos online enfrentam desafios específicos que podem impactar negativamente a sua aprendizagem se não desenvolverem habilidades metacognitivas adequadas. Para ajudar os alunos a desenvolverem competências metacognitivas os professores devem incorporar várias estratégias nos seus cursos online.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDYKINSON, S.L.-
Relação: dc.relationInnovación Docente e Investigación en Educación Superior-
Relação: dc.relationhttps://www.dykinson.com/libros/innovacion-docente-e-investigacion-en-educacion-desafios-de-la-ensenanza-y-aprendizaje-en-la-educacion-superior/9788410709270/-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPerceção metacognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectMetacognição-
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Título: dc.titlePerceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.