
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martín, Ana Belén | - |
| Autor(es): dc.contributor | Márquez, Maria del Mar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Casanova, Elena | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gea, Silvia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fuentes, María del Carmen | - |
| Autor(es): dc.creator | Goulão, Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19407 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19407 | - |
| Descrição: dc.description | A perceção metacognitiva refere-se à capacidade de um indivíduo de refletir sobre e controlar seus próprios processos cognitivos. Em estudantes do ensino superior, especialmente em contextos online, essa competência pode ter um impacto significativo no sucesso académico e na aprendizagem autodirigida. O nosso estudo teve como objetivo obter um diagnóstico da perceção metacognitiva de um conjunto de estudantes online. Para tal utilizou-se o questionário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) para recolher informações sobre o seu conhecimento metacognitivo e a sua capacidade de regulação cognitiva. A nossa amostra é composta por 184 estudantes em ensino a online, sendo 82,6% do sexo feminino e 17,4% do sexo masculino. Com a média de idades de 42 anos (SD 9,96), sendo a idade máxima de 75 anos e a idade mínima de 21 anos. Encontram-se a frequentar o 1º ano da licenciatura X. Observou-se 77% do conhecimento cognitivo e 86% de capacidade de regulação cognitiva. O diagnóstico da perceção metacognitiva destes estudantes revelou um bom resultado tanto para o conhecimento do seu próprio conhecimento (conhecimento metacognitivo, quanto para a competência de monitorizar e controlar o seu conhecimento (regulação da cognição). Estudantes em cursos online enfrentam desafios específicos que podem impactar negativamente a sua aprendizagem se não desenvolverem habilidades metacognitivas adequadas. Para ajudar os alunos a desenvolverem competências metacognitivas os professores devem incorporar várias estratégias nos seus cursos online. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | DYKINSON, S.L. | - |
| Relação: dc.relation | Innovación Docente e Investigación en Educación Superior | - |
| Relação: dc.relation | https://www.dykinson.com/libros/innovacion-docente-e-investigacion-en-educacion-desafios-de-la-ensenanza-y-aprendizaje-en-la-educacion-superior/9788410709270/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perceção metacognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino online | - |
| Título: dc.title | Perceção metacognitiva em estudantes do ensino superior online | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: