Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | van Zeller, Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
Autor(es): dc.creator | Peçaibes, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/19386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/19386 | - |
Descrição: dc.description | The co-creation of games is a research area that has shown very promising results in identifying technological requirements. It is an approach where the researcher usually adopts the role of a participant observer, guiding the dynamics of co-creation acts. This situation limits the opportunities for replicability of co-creation methods by independent facilitators, which could elucidate the quality and improvement opportunities of these methods, contributing to their more widespread application. In this paper, we present a methodology that aims to overcome this limitation, allowing the replication of co-creation workshops by different independent facilitators. This methodology was conceived in the context of collecting relevant information for the design of an educational digital platform that intends to use gamified resources for adult education in digital health data literacy. Specifically, co-creation workshops were used to gain an overview of the difficulties of different age groups in this area and their perspective on which games would best address these difficulties. The workshops were conducted in five countries with planning oriented so that each country could have a different facilitator, not requiring the presence of the researcher who designed them. The challenge of this planning was to maintain the approach of the facilitators identical in all countries, as best one could. We present here the method adopted through its planning and materials designed for information collection, which included brainstorming using card sorting and game ideation with the use of templates. The analysis of replicability by independent facilitators was done by scrutinizing the produced elements, which allowed us to observe the aspects of coherence and divergence among the various facilitators. Thus, we conclude that this approach is a good starting point to overcome current limitations and identify possible lines of improvement. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Association for Computing Machinery (ACM) | - |
Relação: dc.relation | https://doi.org/10.1145/3702163.370241 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-creation workshops | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital games | - |
Palavras-chave: dc.subject | e-learning | - |
Título: dc.title | Participatory design as a co-creation methodology for health literacy games: the case of the TRIO project | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: