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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Grave-Resendes, Lídia | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Irene de Fátima Cancela Pombal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:56:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:56:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1846 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A diversidade étnico e cultural é cada vez mais uma característica marcante nas escolas portuguesas, sobretudo, nos grandes centros. Às salas de aulas chegam cada vez mais alunos que não falam a língua portuguesa e que estão à partida condenados ao insucesso. Por sua vez, é da responsabilidade das escolas a construção de um Projecto Educativo único e próprio que vá de encontro às suas angústias e preocupações e que sirva de instrumento para resolver os seus problemas. É perante este cenário que formulámos a questão de partida “Como é feita a inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar?” Este estudo centrou-se na integração dos alunos provenientes das minorias linguísticas na Escola EB 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha e no contributo do Projecto Educativo para a sua inclusão e sucesso educativo. Ao longo da fundamentação teórica foram abordados temas que são fundamentais para a compreensão desta investigação como o Projecto Educativo de Escola, o Projecto TEIP, a interculturalidade, a língua e a diversidade linguística nas escolas, os modelos educativos linguísticos e o bilinguismo. No que respeita à metodologia recorremos a entrevistas semi-estruturadas e à análise de documentos recolhidos na escola em causa, como o Projecto Educativo, o Projecto Curricular de Escola, o Regulamento Interno e o plano Anual de Actividades. Após a análise dos resultados obtidos tirámos as conclusões possíveis. As conclusões deste estudo apontam para uma forte preocupação e esforço da escola em integrar os alunos provenientes das minorias linguísticas. Com este intuito, recorre ao Projecto Educativo e a outros projectos para apresentar propostas e desenvolver estratégias de inclusão, como a aplicação de testes de proficiência linguística, a aprendizagem do português como segunda língua, a colocação de alunos em grupos de níveis de proficiência, aulas de apoio, actividades de biblioteca e ateliers de Língua Portuguesa. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Educativo de Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | O projecto educativo na promoção da inclusão das minorias linguísticas em contexto escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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