A liderança do professor bibliotecário à luz do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, Glória-
Autor(es): dc.creatorMartins, Maria Júlia Gonçalves Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1844-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidsade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA biblioteca escolar assume-se, cada vez mais, como uma estrutura imprescindível às aprendizagens em pleno séc. XXI e é neste no novo paradigma que o papel do professor bibliotecário é reforçado, tornando-se essencial na construção de uma biblioteca de qualidade. Com este estudo pretende-se conhecer e analisar como é que os professores bibliotecários concretizam a sua liderança na escola e na gestão da biblioteca escolar, como perspectivam o seu papel enquanto gestores e líderes, assim como verificar se é possível estabelecer alguma relação entre a liderança do professor bibliotecário e a operacionalização do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares, disponibilizado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. No enquadramento teórico, perspectivam-se o conceito e os pilares de liderança, dando maior relevo aos indicadores de liderança do professor bibliotecário. É igualmente abordado o papel da auto-avaliação das bibliotecas escolares face à problemática da liderança. No estudo empírico, recorre-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, realizando-se um estudo de caso, incidindo numa análise, com alguma profundidade, que parte da experiência de professores bibliotecários que trabalham a tempo inteiro em bibliotecas escolares da zona geográfica da grande Lisboa. As conclusões do estudo apontam para o papel determinante da liderança na gestão da biblioteca escolar, sugerindo que a liderança do professor bibliotecário não corresponde apenas a um tipo de liderança e que o professor bibliotecário deve assumir-se como um verdadeiro agente de mudança, a qual é induzida pela operacionalização do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares.-
Descrição: dc.descriptionThe school library has become a crucial structure for the learning outcomes assumed in the 21st century. It is in this new paradigm that the role of the teacher librarian is reinforced, becoming fundamental for the building of libraries with quality. This study aims at knowing and analyzing how teacher librarians accomplish their leadership in school and in the management of the school library, how they face their role as managers and leaders. It further aims at checking whether it is possible to establish a relation between the leadership of the teacher librarian and the operationalization of the self-evaluation model for school libraries, made available by the Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. In the theoretical framework, the concept and assumptions on leadership are analised, with an emphasis on the signals of leadership in teacher librarians. This part also approaches the role of the self-evaluation of school libraries in relation to the issues of leadership. In the empirical study, we appeal to a mixed methodology, both quantitative and qualitative, for a case study with a more fine-grained analysis departing from the experience of teacher librarians working full time in school libraries in the geographical area of Lisbon. The conclusions of this study indicate that leadership plays a crucial role in school library management, suggesting that the leadership of the teacher librarian does not correspond to a single leadership type, and that teacher librarians must act as real agents of change. In turn, change is induced by the operacionalization of self-evaluation model for school libraries.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectChange-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-evaluation model-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-librarian-
Título: dc.titleA liderança do professor bibliotecário à luz do modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.