Contributos para a avaliação e a animação da colecção da biblioteca escolar Cândida Reis numa perspectiva de trabalho colaborativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Ana Isabel-
Autor(es): dc.creatorSoares, Isabel Maria Pardal Hanemann Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1825-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1825-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA colecção de uma biblioteca (escolar), entendida como um conjunto de recursos documentais, de vários tipos e em diferentes suportes, de acesso local ou remoto, deve ser pensada e avaliada em função do público específico que vai servir e das respectivas necessidades, tanto a nível de conteúdos como de suportes, bem como das condições físicas e materiais disponíveis. Para garantir o princípio da adequabilidade da colecção, é necessário pois proceder a um estudo destes dois vectores orientadores – público e necessidades –, assumindo como certo que tal estudo terá de ser periodicamente revisto, em função das mudanças que possam entretanto ocorrer no respectivo universo de referência. No entanto, uma colecção que, sendo periodicamente avaliada, responda aos requisitos estabelecidos não garante, por si só, os níveis de utilização esperados. Determinar, no que concerne os docentes de Ciências Naturais, neste caso a nível das subclasses 502, 504, 549, 55, 56, 575 e 576/578 da tabela de classificação de assuntos decorrente da Classificação Decimal Universal (CDU) usada na Biblioteca Escolar Cândida Reis, quem está a usar o quê, com que fins e com que frequência é importante para compreender as tipologias de utilização em curso, mas não é suficiente na perspectiva da rendibilização dos recursos informativos. Reunidas essas informações, é crucial, acreditamos, passar à fase da animação do fundo em causa, a qual pode passar pelo estabelecimento de relações colaborativas entre professor bibliotecário (PB) e, no caso em análise, docentes de Ciências Naturais, explorando possíveis mecanismos, procedimentos e actividades de articulação dos curricula da área curricular disciplinar em questão com a colecção da biblioteca, com vista a um modelo de trabalho integrado. É, pois, nesta tripla perspectiva de avaliação e de animação destas subclasses, bem como de trabalho colaborativo que nos propomos realizar este trabalho.-
Descrição: dc.descriptionA school library collection, thought as information resources of various types and different formats and allowing local or remote access, should be conceived and assessed focusing on the clientele it serves, as well as on its needs, in what refers to content and formats, and the physical and material conditions available. To ensure that a given collection is adequate it is thus necessary to analyse both the community it serves and the needs of that clientele, and periodically review such studies in order to up date the information. Nevertheless, a collection periodically assessed and developed accordingly may not in itself guarantee the expected level of use. To determine, as far as Science teachers are concerned, who is using what Cândida Reis School Library CDU sub classes 502, 504, 549, 55, 56, 575 and 576/578, for what purposes and with which frequency is important in order to understand the uses of such resources but it’s not enough to potentiate maximum usage. After gathering the information pertaining to use, we believe that it is crucial to enliven such resources, further activating their use, which can be accomplished, amongst other possibilities, by establishing collaborative working relations between teacher librarian and, in this case, Science teachers. By doing so, it is possible to explore potential mechanisms, procedures and activities that combine science curriculums with the school library collection in order to attain a more integrated working model, in what concerns curriculums implementation as well as collection management. Our work will be developed in reference to the sub classes previously indicated and will follow a triple perspective: collection assessment and enlivening and collaboration between teacher librarian and Science teachers.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de coleções-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectSchool libraries-
Palavras-chave: dc.subjectCollection management-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative work-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigation-action-
Palavras-chave: dc.subjectCase study-
Título: dc.titleContributos para a avaliação e a animação da colecção da biblioteca escolar Cândida Reis numa perspectiva de trabalho colaborativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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