Aplicação de metodologias activas na unidade de formação de Área de integração : estudo realizado na Escola Profissional da Ilha de São Jorge - Região Autónoma dos Açores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Manuela Malheiro-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Anabela da Silveira Furtado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:56:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:56:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1811-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1811-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEste estudo intitulado “Aplicação de metodologias activas na unidade de formação de Área de Integração. Estudo realizado na Escola Profissional da Ilha de S. Jorge – Região Autónoma dos Açores”, teve como objectivo evidenciar a influência das novas práticas e estratégias de ensino na aprendizagem bem como, romper com a concepção de que ensinar é transmitir conteúdos lineares e estanques e ainda, fomentar a ideia de que importa desenvolver competências que permitam ao formando ser um profissional competente, detentor de diversos saberes e um cidadão culturalmente informado. Com o intuito de verificar qual dos métodos, activo ou passivo, teve maior impacto no sucesso escolar, efectuou-se um estudo com dois grupos de formandos que frequentavam o 3º ano de um curso profissional e que desenvolveram o tema-problema “O Homem e a Terra” da unidade de formação de Área de Integração. No grupo de controlo foi aplicado um método de ensino passivo em que os formandos foram sujeitos a um conjunto de aulas teóricas que apelavam exclusivamente à mecanização de tarefas. No grupo experimental foi aplicado um conjunto de estratégias pedagógicas activas que permitiu a interligação dos conhecimentos teóricos com as vivências e experiências pessoais tendo, os formandos, um papel central no desenrolar das actividades, desenvolvendo um conjunto de competências que podem ser utilizadas em vários domínios e que certamente os irão tornar cidadãos activos, conscientes e responsáveis. Os resultados finais, mostram que o grupo experimental teve um melhor desempenho que o grupo de controlo o que vem comprovar que os métodos de ensino activos conduzem a melhores resultados.-
Descrição: dc.descriptionThis study is called “Application of active methodologies in the training unit of Área de Integração. It was carried out in the vocacional school Escola Profissional da Ilha de S. Jorge – Azores”, and its main goal was to point out the influence of new teaching strategies in the learning process, as well as break with the preconception that teaching means transmitting linear contents. Furthermore, it aims to promote the idea that it is relevant to develop skills which allow the student to become a qualified professional, with a wide range of knowledge and cultural information. With the intent of verifying which of the methods, active or passive, had a greater impact on academic performance, a study was carried out with two groups of students who attended the 3rd year of a vocacional course and who worked on the theme “Man and the Earth”, included in the training unit Área de Integração. In the control group, a passive teahing method was applied, where the students attended a number of theoretical classes, which consisted mainly of mechanising several tasks. In the experimental group, a number of active teaching strategies were applied, which allowed a connection between theoretical knowledge and personal experiences and where the students played a central role in the development of the activities, developing a set of skills that can be used in different contexts and which will certainly turn them into active, aware and responsible citizens. The final results show that the experimental group had a better performance than the control group, which proves that the active teaching methods lead to better results.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectActive method-
Palavras-chave: dc.subjectPassive method and teaching strategies-
Título: dc.titleAplicação de metodologias activas na unidade de formação de Área de integração : estudo realizado na Escola Profissional da Ilha de São Jorge - Região Autónoma dos Açores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.