Do "nacional-cançonetismo" aos "cantautores" : uma guerra de cantigas : 1968-1974

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Autor(es): dc.contributorJoão, Maria Isabel-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Maria José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1810-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA substituição de Salazar por Marcelo Caetano no poder ocorre num momento de crise social e política agudizada pela guerra colonial. A “Primavera Marcelista” com as falsas esperanças que criou contribui para tornar mais prementes os sentimentos de revolta e frustração de um número sempre crescente de cidadãos que, cada vez mais abertamente, contesta o sistema e se alia à oposição. Os ecos das mudanças que ocorrem no resto do mundo repercutem-se em Portugal, sobretudo entre a jovem geração, em particular nos meios estudantis. Aí nasce e se desenvolve um movimento artístico-cultural de contestação que, não se esgotando na música popular, tem nela a sua expressão mais visível. Novos cantores com novas propostas de música, nova postura e, sobretudo, com um discurso diferente, popularizam-se e repudiam a música ligeira em voga e quem a representa. Este repúdio estará na origem de um confronto a que chamei “Guerra de Cantigas” e constitui o objecto de estudo deste trabalho. A principal questão que se coloca nesta pesquisa é saber quais os valores que o discurso musicado de cada um destes grupos transmite. Procurei também compreender e retratar o contexto socio-político em que se desenvolve, para melhor apreender o fenómeno e responder a outras questões subsidiárias como o papel desempenhado pela indústria discográfica e os media, a origem social de cada grupo e os objectivos que pretende alcançar. Para tal, utilizam-se como fontes de análise os textos das cantigas e das críticas e comentários da imprensa especializada e dos diferentes actores envolvidos no processo.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCaetano, Marcelo, 1906-1980-
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Portugal-
Palavras-chave: dc.subjectRegimes políticos-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura-
Palavras-chave: dc.subjectCensura-
Palavras-chave: dc.subjectOposição política-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectCanções populares-
Palavras-chave: dc.subjectMeios de comunicação social-
Título: dc.titleDo "nacional-cançonetismo" aos "cantautores" : uma guerra de cantigas : 1968-1974-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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