Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | João, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Guerra, Maria José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1810 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | A substituição de Salazar por Marcelo Caetano no poder ocorre num momento de crise social e política agudizada pela guerra colonial. A “Primavera Marcelista” com as falsas esperanças que criou contribui para tornar mais prementes os sentimentos de revolta e frustração de um número sempre crescente de cidadãos que, cada vez mais abertamente, contesta o sistema e se alia à oposição. Os ecos das mudanças que ocorrem no resto do mundo repercutem-se em Portugal, sobretudo entre a jovem geração, em particular nos meios estudantis. Aí nasce e se desenvolve um movimento artístico-cultural de contestação que, não se esgotando na música popular, tem nela a sua expressão mais visível. Novos cantores com novas propostas de música, nova postura e, sobretudo, com um discurso diferente, popularizam-se e repudiam a música ligeira em voga e quem a representa. Este repúdio estará na origem de um confronto a que chamei “Guerra de Cantigas” e constitui o objecto de estudo deste trabalho. A principal questão que se coloca nesta pesquisa é saber quais os valores que o discurso musicado de cada um destes grupos transmite. Procurei também compreender e retratar o contexto socio-político em que se desenvolve, para melhor apreender o fenómeno e responder a outras questões subsidiárias como o papel desempenhado pela indústria discográfica e os media, a origem social de cada grupo e os objectivos que pretende alcançar. Para tal, utilizam-se como fontes de análise os textos das cantigas e das críticas e comentários da imprensa especializada e dos diferentes actores envolvidos no processo. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caetano, Marcelo, 1906-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | História de Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regimes políticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oposição política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canções populares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meios de comunicação social | - |
Título: dc.title | Do "nacional-cançonetismo" aos "cantautores" : uma guerra de cantigas : 1968-1974 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: