As representações dos professores sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a direcção de turma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorRangel, Maria José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1772-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionDe há uns anos a esta parte, tem vindo a disseminar-se entre os professores o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação tendo como principal função a gestão dos processos de ensino e aprendizagem. Numerosos estudos têm sido desenvolvidos no âmbito das dinâmicas da sala de aula decorrentes da integração das TIC. No entanto, este domínio da investigação, embora ainda em franco desenvolvimento – mas nem sempre abarcando a enorme complexidade do que está em causa - não tem tido equivalente na descrição, análise e compreensão da importância que a comunicação virtual ocupa no desempenho da complexidade de funções que os professores têm de desempenhar na escola. São poucos os estudos centrados nos docentes e nas suas práticas de comunicação online. Procurámos, por isso, que o objectivo do nosso estudo incidisse sobre as opiniões que os professores têm sobre o recurso a processos de comunicação virtuais na execução de tarefas que lhes estão atribuídas, nomeadamente no âmbito da Direcção de Turma. Os participantes do estudo são uma amostra de professores do 2º, 3º ciclos e secundário, de diferentes áreas disciplinares, tendo realizado a nossa investigação, por questões de acessibilidade das escolas e dos inquiridos, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Este estudo está dividido em três partes. Numa primeira parte fazemos uma reflexão em torno dos temas base da nossa fundamentação teórica, a saber: Capítulo I – A comunicação virtual: novos processos de comunicação; Capítulo II – Os processos comunicacionais no âmbito da Direcção de Turma. Na segunda parte apresentamos a metodologia que utilizámos, os resultados e a análise que fizemos dos dados recolhidos através do questionário que realizámos junto dos professores Na terceira parte, apresentamos as conclusões finais da investigação realizada.-
Descrição: dc.descriptionIn a few years now has been spread among teachers access to new information and communication technologies with the primary function of case management of teaching and learning. Numerous studies have been developed within the dynamics of the classroom from the integration of ICT. However, this research, although still being developed – but not always encompass the enormous complexity of what is at stake – do not have equal in the description, analysis and understanding of the importance of virtual communication occupies the performance of complex functions that teachers have to play at school. Few studies focused on teachers and their practices of online communication. We sought, therefore, that the purpose of our study focused largely on the views that teachers have on the use of communication processes in virtual tasks assigned to them, particularly in the context of the direction of class. The participants of study are a sample of teachers for the 2nd, 3rd cycle and secondary education in different disciplines, conducting our research, for accessibility of schools and respondents, in the districts of Lisbon, Santarém and Setúbal. This study is divided into tree parts. The first part is a reflexion about basic themes of this theoretical fundamentals, i.e.: Chapter 1 – A virtual communication: new processes of communication; Chapter II – The communication processes within the direction of class. The second part presents the used methodology and presents the results and the analysis of the data. These data were researched through questionnaires to teachers. In the third part, we present the final conclusions of the investigation.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação virtual-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPerceção-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor de turma-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual communication-
Palavras-chave: dc.subjectComputer mediated communication-
Palavras-chave: dc.subjectDirection of class-
Palavras-chave: dc.subjectClass council-
Palavras-chave: dc.subjectClass project-
Título: dc.titleAs representações dos professores sobre os diferentes processos comunicacionais que suportam a direcção de turma-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.