O portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Ana Teresa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1752-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1752-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionComo é que o aluno/leitor adquire estratégias de leitura que lhe permitam a compreensão do texto? Enquanto “aprendiz” que constrói as suas aprendizagens, o aluno/leitor deve ter no seu professor, como leitor experiente, um modelo e um guia. Este suporte deve ser retirado a pouco e pouco para que o aluno/leitor ganhe o controlo sobre a sua aprendizagem e seja cada vez mais autónomo na aplicação das estratégias de leitura adquiridas. Contribuirá a construção de uma colecção de estratégias de leitura, aplicadas a textos narrativos para a sua visualização/consciencialização/aquisição? Será que esta visualização/consciencialização/aquisição se constituirá como activação da selecção/aplicação/avaliação dessas estratégias de leitura a novas situações?-
Descrição: dc.descriptionHow does the pupil/reader acquire reading strategies which will allow him/her to understand the text? As an “apprentice” who participates in his/her learning process, the pupil/reader should see in his/her teacher (an experienced reader) a model and a guide. This support must be lessened gradually so that the pupil/reader gets the control over his/her learning process and so that he/she can become more independent in the application of the acquired reading strategies. It is possible that a set of reading strategies, applied to narrative texts may contribute to their visualization/awareness/acquisition? It is possible that visualization/application/acquisition/evaluation of these reading strategies in new situations?-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidade de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectTécnicos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectPortefólio-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectReading strategies-
Palavras-chave: dc.subjectAware teacher-
Palavras-chave: dc.subject(Self) – evaluation-
Título: dc.titleO portfolio como instrumento de aquisição e avaliação de estratégias de leitura : uma experiência de auto-supervisão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.