Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jorge, Nelson | - |
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:55:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:55:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1725 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1725 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado na área do e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A actividade foi planeada e desenvolvida de acordo com os princípios teóricos revistos, nomeadamente a criação e gestão de contextos de aprendizagem numa perspectiva construtivista, o conceito Web 2.0 e a utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes online. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos estudantes ao longo da actividade revelaram que as ferramentas Web 2.0 potenciam a comunicação, interacção, colaboração e socialização, promovendo uma aprendizagem em contexto. | - |
Descrição: dc.description | This paper refers to the use of Web 2.0 tools in online education to support interactive, cultural and social environments, in the promotion of learning in context. The study was conducted with online learners, attending an online course integrated in a master’s degree on e-Learning, who participated in an activity about Web 2.0 tools, using the very tools themselves. The activity was designed according to the principles revised in the theory, such as the creation and management of learning contexts in a constructivist perspective, the Web 2.0 concept and the use of these tools in educational strategies in online contexts. The results found after data analyses indicate that Web 2.0 tools stimulate communication, interaction, collaboration and socialization, promoting learning in context. | - |
Descrição: dc.description | ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa | - |
Relação: dc.relation | IEcom | - |
Relação: dc.relation | ADIE, Asociación para el Desarrollo de la Informática Educativa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elearning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning contexts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextos de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software social | - |
Título: dc.title | Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma aprendizagem em contexto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: