Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Susana M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17154 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17154 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de investigação no âmbito do mestrado de Supervisão Pedagógica teve como objetivo o estudo da colaboração entre os professores titulares de turma/disciplina e os docentes de Educação Especial. Neste contexto, aceitando o progresso e os novos desafios colocados ao sistema educativo no âmbito da Educação Inclusiva, pretendeu-se desenvolver uma investigação assente no trabalho colaborativo entre os referidos docentes. O mesmo, promovido por um processo de Supervisão pedagógica horizontal e multidisciplinar em prol do desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educativas. Deste modo, conferindo aos discentes que beneficiam de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, o acesso ao currículo numa abordagem multinível, que os mencionados docentes gerem e adequam no quotidiano em parceria e estreita interação. De tal forma, promovem-se multiliteracias fundamentadas na premissa do desenvolvimento de competências essenciais e multidimensionais do século XXI. No desenvolvimento da referida pesquisa optou-se por um estudo de carácter qualitativo, tendo-se adotado a metodologia I-A. Com efeito, recorreu-se à observação de aulas entre pares, recolha de informação utilizando diversos instrumentos, tais como, análise documental e observação direta. Em última estância, com o objetivo de averiguar se o trabalho colaborativo entre pares docentes titulares de turma/disciplina e de Educação Especial contribuiu para o sucesso educativo dos referidos alunos, na promoção de uma Educação Inclusiva baseada em princípios de igualdade de oportunidades e equidade educativa. Os resultados obtidos no âmago da investigação permitiram-nos, essencialmente, evidenciar a relevância do fundamental trabalho colaborativo entre o docente titular turma/disciplina e de Educação Especial na construção e delineação de percursos curriculares diferenciados, em abordagem multinível. Constatamos ainda, uma efetiva supervisão pedagógica colaborativa entre os referidos docentes, com repercussão no desenvolvimento das prendizagens essenciais ou substitutivas, objetivando a consecução do sucesso educativo. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | eventQualia | - |
Relação: dc.relation | https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2024/inicio/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação-ação | - |
Título: dc.title | Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: