Gestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Ana Patrícia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Susana M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17153-
Descrição: dc.descriptionCom o intuito de investigar as dificuldades advindas dos reduzidos ou falta de meios e recursos humanos e organizacionais específicos que poderão obstaculizar a operacionalização da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), afetando o desenvolvimento de uma escola efetivamente inclusiva pretende-se compreender como a sua gestão e liderança promove uma cultura de escola que visa o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Concretamente entender o processo de gestão e liderança da EMAEI e a sua influência na cultura e estrutura organizacional de uma escola promotora da inclusão e equidade, atendendo à diversidade discente. Mais especificamente perceber práticas, principais dificuldades, perceções dos atores educativos, influência na cultura de escola e desempenho organizacional adaptativo da escola com a incorporação da referida equipa multidisciplinar. Este órgão de gestão escolar constata-se crucial e interrelacionado com outros diferenciados órgãos e estruturas organizacionais da instituição escolar, similarmente e em consonância, promotoras de uma Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Relativamente à abordagem metodológica optar-se-á pelo método qualitativo, recorrendo à observação direta, inquérito por entrevista semiestruturada, entrevista Focus Groups e análise documental com o objetivo de analisar, não só do ponto de vista estrutural, como é o caso da criação da EMAEI, mas também organizacional, como as escolas se adaptaram no sentido de conceder resposta educativa ao atual enquadramento legal.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publishereventQualia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEquipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectGestão e organização escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança intermédia-
Título: dc.titleGestão e liderança da EMAEI na consecução e desenvolvimento de uma escola inclusiva-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.