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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Emília | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17149 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.53943/ELCV.0224_28-34 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17149 | - |
| Descrição: dc.description | O mal é provocador em vários sentidos e tem sido amplamente analisado pelos filósofos devido à facilidade com que a opção destrutiva se apresenta. Na arte ocidental, foi refletido em obras sacras como espelho das ações ímpias, mas transcende a fé, infiltrando-se também nos dias profanos, como notou Goya. Em 2018, Graça Morais revisitou o tema das Metamorfoses da Humanidade com várias exposições. Para o catálogo da exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em 2019, escrevi então um breve texto sobre os desenhos apresentados. Este artigo retoma essa análise, explorando como a abstração do mal se torna concreta pela proximidade e como o desenho pode promover uma visão mais íntima e empática. | - |
| Descrição: dc.description | Evil is provocative in many ways and has been widely analyzed by philosophers due to the ease with which the destructive option presents itself. In Western art, it has been reflected in sacred works as a mirror of ungodly actions, but it transcends faith, also infiltrating secular life, as Goya noted. In 2018, Graça Morais revisited the theme of the Metamorphoses of Humanity through several exhibitions. I then wrote a brief text on the drawings presented for the exhibition catalog at the National Museum of Contemporary Art, in 2019. This article continues that analysis, exploring how the abstraction of evil becomes concrete through proximity, and how drawing can foster a more intimate and empathetic vision. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) | - |
| Relação: dc.relation | https://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/321 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intimidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drawing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intimacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
| Título: dc.title | Graça Morais: o outro somos nós | - |
| Título: dc.title | Graça Morais: the other is us | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
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