Iconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça Morais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBaião, Joana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17148-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53943/ELCV.0224_35-51-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17148-
Descrição: dc.descriptionRepresentação da Virgem Maria segurando ao colo o corpo martirizado de seu filho, Jesus Cristo, a Pietà é ummotivo icónico da cultura cristã. Ao colocar no centro a representação da dor de uma mãe perante a exposição do seu filho à violência e à morte, esta iconografia popularizou-se para lá de um sentido religioso, sendo continuamente revisitada por artistas até aos nossos dias. Neste artigo é abordada a presença da Pietà na obra de Graça Morais em diferentes fases de produção, desde o início da década de 1980 até à atualidade. São elencadas as inúmeras formalizações que o tema assume na obra da pintora, associadas à referenciação de experiências individuais traumáticas e à manifestação das suas inquietações quotidianas face aos dramas e esperanças da condição humana num mundo marcado pela violência.-
Descrição: dc.descriptionRepresenting the Virgin Mary holding the martyred body of her son, Jesus Christ, the Pietà is an iconic motif in Christian culture. By focusing on the representation of the mother’s pain in the face of her son’s exposure to violence and death, this iconography became popular beyond its religious sense, being continually revisited by artists to this day.This article discusses the representation of Pietà in the Portuguese painter Graça Morais’ work at different production stages from the beginning of the 1980s to the present day. The theme assumes countless formalizations in her work, concerning either traumatic individual experiences or the manifestation of her daily anxieties in the face of the dramas and hopes of the human being, within a violent world.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)-
Relação: dc.relationhttps://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/322-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGraça Morais, 1948--
Palavras-chave: dc.subjectPietà-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectEsperança-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectHope-
Título: dc.titleIconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça Morais-
Título: dc.titleIconographies of violence and hope: the Pietà in the work of Graça Morais-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.