«Descer ao caos para desvendar o verdadeiro rosto»?: ensaio sobre o telúrico e o simpoiético na arte de Graça Morais

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Autor(es): dc.creatorBaltrusch, Burghard-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:51:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:51:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17146-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53943/ELCV.0224_73-86-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17146-
Descrição: dc.descriptionEste estudo propõe-se analisar alguns aspectos centrais da obra de Graça Morais, tomando como base as noções do telúrico, por um lado, e da simpoiese (Haraway, 2016), por outro. Defende-se que a intersecção entre o poético, o pictórico e o político na sua obra não se limita a ser um espaço de reflexão estética, mas constitui também um campo de resistência simbólica contra a alienação e a devastação ambiental e civilizacional. O ensaio descreve e interpreta dois desenhos e a instalação numa das salas da exposição Os Rituais do Silêncio (2023-2024), abordando também, de forma interdisciplinar, a obra em geral e a sua relação com uma estética da experiência eco-poética e eco-artística na contemporaneidade.-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to examine key aspects of Graça Morais’ work, drawing on the concepts of the telluric and sympoiesis (Haraway, 2016). It argues that the intersection of the poetic, pictorial, and political in her art serves not only as a space for aesthetic reflection but also as a symbolic form of resistance against environmental and civilizational alienation and destruction. The essay focuses on two drawings and the installation featured in one of the rooms of the exhibition Os Rituais do Silêncio (2023-2024). It also takes an interdisciplinary approach to examine the work in its entirety, exploring its connection to an eco-poetic and eco-artistic aesthetic within contemporary culture.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)-
Relação: dc.relationhttps://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/324-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectGraça Morais, 1948--
Palavras-chave: dc.subjectTelúrico-
Palavras-chave: dc.subjectSim-poiese-
Palavras-chave: dc.subjectEco-poético-
Palavras-chave: dc.subjectEco-artístico-
Palavras-chave: dc.subjectTelluric-
Palavras-chave: dc.subjectSympoiesis-
Palavras-chave: dc.subjectEco-poetic-
Palavras-chave: dc.subjectEco-artistic-
Título: dc.title«Descer ao caos para desvendar o verdadeiro rosto»?: ensaio sobre o telúrico e o simpoiético na arte de Graça Morais-
Título: dc.title«Descending into chaos to unveil the true face»: essay on the telluric and sympoietic in the art of Graça Morais-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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