O teste em duas fases e o relatório escrito na avaliação das aprendizagens em ciências naturais : 3º Ciclo do Ensino Básico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Maria Raquel Marques Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1713-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Univrsidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO conceito de avaliação, em termos pedagógicos, sofreu várias alterações. Actualmente, considera-se que deve ser um processo partilhado e integrado no ensino e aprendizagem, privilegiando a avaliação formativa e o recurso a instrumentos variados com o objectivo de melhorar e regular as aprendizagens, e tendo em conta contextos, negociação, participação dos envolvidos, construção social de conhecimento e de processos cognitivos, sociais e culturais dos intervenientes (Allal, 1986; Black & Wiliam, Pinto & Santos, 2006). O presente trabalho centrou-se na relação existente entre a operacionalização de dois instrumentos de avaliação – teste escrito em duas fases e relatório escrito – e o seu impacto no desenvolvimento de competências e da literacia científica dos alunos, tal como Aikenhead (2002); Galvão e Freire (2004) a encaram, ou seja, a compreensão da ciência como um corpo de saberes e como instituição social conducente ao pleno exercício da cidadania. Pretendeu-se contribuir para um melhor entendimento e aperfeiçoamento de práticas lectivas nas aulas de Ciências Naturais de 3º ciclo. Assim, o estudo envolveu uma turma de 7º ano de escolaridade. Tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa (Erickson, 1986), assumindo o design de investigação-acção (Kemmis & McTaggart, 1998; Oliveira & Serrazina, 2002). Na recolha de dados utilizaram-se, para além de produções dos alunos, a observação participante com registos em diário de bordo, questionários aplicados a todos os participantes, entrevistas individuais a quatro elementos da turma e documentos oficiais da escola como actas de reuniões e registos biográficos dos alunos. A análise foi sendo realizada ao longo da investigação com consequente reformulação das acções e no final do estudo. Esta, mais detalhada, teve a finalidade de procurar dar respostas ao problema em estudo. Quatro temas emergiram da análise dos dados tendo por base o referencial teórico do estudo. Os resultados mostraram que a proposta avaliativa, que incluiu uso de instrumentos alternativos de avaliação, promoveu o desenvolvimento de competências cognitivas como pesquisa, comunicação, raciocínio e metacognição. Os resultados indicaram, também, que foram desenvolvidas certas competências sociais, nomeadamente de responsabilidade, compromisso, autonomia, respeito, empenho,entreajuda e convívio. Há fortes evidências de que ocorreu trabalho colaborativo e cooperativo durante a consecução dos trabalhos no âmbito dos relatórios escritos. O estudo aponta para que a diversidade de cenários de aprendizagem pode ter contribuído para tornar as aulas de Ciências Naturais e a ciência, de um modo geral, mais atraentes e ainda que as concepções dos alunos sobre ciência se tornaram mais próximas das suas realidades e mais humanizadas.-
Descrição: dc.descriptionThe concept of assessment, in pedagogical terms, underwent several changes. Currently, it is considered that it should be a shared process and integrated in both, teaching and learning, and also that it should privilege the formative assessment and the use of several instruments, in order to improve and regulate learning. Assessment should also take into account contexts, negotiation, participation of those evolved, the social construction of knowledge and cognitive, social and cultural processes of its actors (Allal, 1986; Black & Wiliam, Pinto & Santos, 2006). This work focused on the relationship between the use of two innovative assessment instruments – written test in two phases and written report – and their impact on both, skills and students’ scientific literacy development, as Aikenhead (2002); Galvão and Freire (2004) see it, witch means, understanding of science as a body of knowledge and as a social institution that lead to citizenship. We wished to contribute for a better understanding and the improvement of teaching practices in 7th, 8th and 9th grade Natural Science classes. Thus, this study involved one 7th grade class. It was a qualitative/interpretative research (Erickson, 1986), assuming an action-research design (Dick, 2000; Kemmis & McTaggart, 1998; Oliveira & Serrazina). Data was collected from students’ papers, participant observation with record taking in a diary, questionnaires to all participants, four individual interviews and official school documents produced for purposes other than those of this study such as minutes from meetings and students’ personal biographic data. Data analysis was undertaken throughout the investigation with consequent action reformations. At the end of the collection, data was more thoroughly analyzed with the purpose of seeking answers to the initial problem under study. Four main themes emerged from data analyses taking in account the theoretical referential. Results showed that the assessment proposal that included the use of alternative assessment instruments, developed students’ cognitive skills such as search, communication, reasoning and metacognition. The results also indicated that certain social skills were developed, including responsibility, compromise, autonomy, respect, commitment, help between peers and conviviality. There is also strong evidence that collaborative and cooperative work took place during the achievement of the written reports. This study also points out that the diversity of learning scenarios might have contributed for making Natural Sciences’ classes and science in general more attractive and also that student conceptions about science became closer to their realities and more humanized.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectTestes de avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subject3º Ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning natural sciences-
Palavras-chave: dc.subjectSkills assessment-
Palavras-chave: dc.subjectWritten test in two phases-
Palavras-chave: dc.subjectWritten report-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Título: dc.titleO teste em duas fases e o relatório escrito na avaliação das aprendizagens em ciências naturais : 3º Ciclo do Ensino Básico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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