A escola sob o olhar dos alunos dos cursos de educação e formação : um estudo de caso num agrupamento de escolas do concelho de Oliveira do Hospital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGrave-Resendes, Lídia-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Magda Pinto Elyseu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1707-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1707-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação foi realizada no âmbito do 9º Mestrado em Administração e Gestão Educacional, sendo o resultado de um trabalho de pesquisa realizado num Agrupamento de Escolas do concelho de Oliveira do Hospital. Tal como o título indica, procurou indagar o ponto de vista dos alunos de Cursos de Educação sobre a Escola do contexto em estudo. A investigação foi norteada pelos objectivos de delinear um perfil dos estudantes que frequentam Cursos de Educação e Formação e de conhecer a sua visão da Escola. Procurou-se ainda averiguar as razões que os levam a optar por um Curso de Educação e Formação, assim como avaliar o impacto que a frequência do Curso surtiu no seu aproveitamento e comportamento. Esta dissertação apresenta o formato de estudo de caso, optando-se assim por uma análise eminentemente qualitativa dos dados recolhidos, e elegendo-se a entrevista como o principal instrumento de investigação, uma vez que uma das primordiais finalidades era precisamente dar voz aos alunos destes Cursos. A revisão da literatura sobre a problemática em estudo implicou uma reflexão acerca do conceito de adolescência, os desafios da escola actual, a importância da educação inclusiva, a escolaridade obrigatória e a democratização do ensino vs o fenómeno do insucesso e abandono escolar. Imperioso também foi o enquadramento legal e a análise das medidas de política educativa levadas a cabo para promover o sucesso escolar e prevenir o abandono precoce. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento do perfil dos alunos que frequentam os cursos de educação e formação deste Agrupamento de Escolas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation was written to be presented as the final work of the Course of Masters Degree in Educational Management and Administration, and consists of a research work carried out in a school in the area of Oliveira do Hospital. As suggested by the title, it aimed at inquiring the students of Courses of Education and Formation about their vision of the school they study in. The investigation was guided by the aims of elaborating the profile of the students who attend these courses, as well as finding out the reasons why they choose this type of education. To evaluate the impact of these courses on their assessment and behavior at school was also one of the objectives of the research. It has the format of a case study, in order to enable a qualitative analysis of the data. The interview was elected as the main tool of investigation, considering that one of the purposes was precisely to listen and to give voice to students who attend the Courses of Education and Formation. The literature review aimed at reviewing the critical points of current knowledge including theoretical and methodological contributions for the study of the object of investigation. Therefore, it implied a reflection about the challenges posed to the modern school system, as well as about the importance of inclusive education, adolescence, and compulsory education vs. the phenomenon of school failure and dropout. One also referred to the legislation applied to these matters, particularly those that envision political measures taken in order to promote academic success and prevent early school dropout.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de educação e formação-
Palavras-chave: dc.subjectTeenage students-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failure and dropout-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectCourses of education and formation-
Título: dc.titleA escola sob o olhar dos alunos dos cursos de educação e formação : um estudo de caso num agrupamento de escolas do concelho de Oliveira do Hospital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.