Ser bilíngue multilíngue em Manaus AM: análise sobre a vantagem do ensino internacional para o mercado de trabalho do Polo Industrial de Manaus sob o viés da língua e da conexão cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Isabelle Simões-
Autor(es): dc.creatorChaves, Lara Simone Osório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:16:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:16:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/17072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17072-
Descrição: dc.descriptionAo longo da História, o ensino evoluiu, atendendo a necessidades específicas de formação individual. A formação do cidadão é vista como um processo complexo, inserido em um amplo contexto social, onde o indivíduo se reconhece como parte ativa da sociedade, refletindo sobre seus direitos e deveres. Esta dissertação foca na caracterização do ensino internacional em Manaus/AM (Brasil), tendo como exemplo a Amazonas English Academy – AEA. Além disso, são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com os pais dos alunos da AEA, fornecendo insights sobre a percepção do ensino internacional. A dissertação também discute aspectos como a contextualização regional, o currículo escolar bilíngue e a competitividade para ingresso em universidades. Revela-se as vantagens desse modelo educacional em comparação ao sistema brasileiro, com base em dados do PISA, evidenciando também a consolidação do ensino bilíngue na cidade, influenciada pela presença de indústrias estrangeiras no Polo Industrial de Manaus.-
Descrição: dc.descriptionThroughout History, education has evolved, meeting specific individual formation needs. Citizenship formation is viewed as a complex process, embedded in a broad social context where the individual recognizes themselves as an active part of society, reflecting on their rights and duties. This study focuses on characterizing international education in Manaus, Brazil, using the Amazonas English Academy - AEA as an example. Additionally, insights from a survey conducted with AEA students' parents are presented, providing insights into the perception of international education. The paper also discusses aspects such as regional contextualization, bilingual school curriculum, and competitiveness for university admission. The advantages of this educational model compared to the Brazilian system are revealed, based on PISA data, also highlighting the consolidation of bilingual education in the city, influenced by the presence of foreign industries in the Manaus Industrial Pole.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino bilingue-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino internacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectConexão cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInternational teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectCultural connection-
Palavras-chave: dc.subjectEmployability-
Título: dc.titleSer bilíngue multilíngue em Manaus AM: análise sobre a vantagem do ensino internacional para o mercado de trabalho do Polo Industrial de Manaus sob o viés da língua e da conexão cultural-
Título: dc.titleBeing bilingual/multilingual in Manaus/AM: analysis of the advantage of international education for the job market of the Manaus Industrial Pole from the perspective of language and cultural connection-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.