Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pistono, Alvaro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17069 | - |
Descrição: dc.description | Games with purposes beyond entertainment, the so-called serious games, have been useful tools in professional training, especially in engaging participants. However, their evaluation and, also, their adaptable characteristics to different scenarios, audiences and contexts remain challenges. This paper examines the application of serious games in professional training, their results and adaptable ways to achieve certain goals. Using the Design Science Research (DSR) methodology, a framework was built to develop and evaluate serious games to improve user experience, learning outcomes, knowledge transfer to work situations, and the application of the skills practised in the game in real professional settings. At this stage, the investigation presents a framework regarding the triangulation of data collected from a systematic literature review, focus groups and interviews. Following the DSR methodology, the next steps of this investigation, listed at the end of the paper, are the demonstration of the framework in serious game development and the evaluation and validation of this artefact. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | IEEE XPlore | - |
Relação: dc.relation | https://ieeexplore.ieee.org/document/10211476 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serious games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning outcomes | - |
Título: dc.title | Proposal of a framework for adaptive serious games using design science research methodology | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: