Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pistono, Alvaro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:13:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:13:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17068 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17068 | - |
Descrição: dc.description | Serious Games have been used in professional training to increase employee engagement and improve the results of training initiatives. This work intends to investigate the influence of game elements, in adaptable Serious Games, according to the users' interactions, on the increase of engagement in the game itself and, as the main goal, on the learning results and the transfer of the acquired knowledge and practised skills to the daily work activities. Using the Design Science Research - DSR methodology, this study aims to develop a framework for the development and evaluation of Serious Games to improve the user experience, the learning outcomes, the transfer of knowledge to work situations, and the application of the skills practised in the game in real professional scenarios. This paper presents an initial Framework for Adaptive Serious Games derived from a systematic literature review. The next steps in this investigation are pointed out following the DSR methodology. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Springer | - |
Relação: dc.relation | https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-22918-3_18 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serious games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning outcomes | - |
Título: dc.title | An initial framework for adaptive serious games based on a systematic literature review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: