Sistemas de informação e gestão automatizada de processo : o impacto da sua implementação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, Maria do Rosário Matos-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Jorge da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:55:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1705-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionUm pouco por todo o mundo, a importância e o grau de adopção dos sistemas de workflow nas organizações tem vindo a aumentar progressivamente. Inicialmente, apenas utilizados na automatização de tarefas simples, estes sistemas evoluíram até à coordenação de processos chave na organização. Na procura de uma ferramenta que permitisse obter um aumento na produtividade, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implementou um sistema de workflow com o objectivo de operacionalização da sua missão e atribuições, alinhado com as orientações estratégicas estabelecidas pela sua tutela no Ministério da Administração Interna. Este estudo visa a análise da promoção da eficiência dos processos e melhoria dos mecanismos de colaboração entre os funcionários, destacando as suas características. No decorrer deste trabalho, analisar-se-á o modo como os sistemas de workflow provocam alterações em vários níveis, como os de produtividade, comunicação, processual e no conhecimento e aprendizagem organizacional. Podemos concluir através da literatura e da análise do funcionamento do novo sistema denominado de Sistema de Informação Automatizada de Processos (SIGAP), que o SEF se dotou de um verdadeiro sistema de Workflow. Este permite responder a uma necessidade de agilidade em termos de execução e controlo dos processos de negócio alinhada com a prestação de elevados níveis de serviço ao cidadão, garantindo não só a informação sobre o estado do processo ao cidadão, como também a sua gestão dinâmica. Esta implementação reflecte uma mudança na generalidade dos processos de trabalho o que implica o aperfeiçoamento dos factores organizacionais estruturais, tecnológicos, políticos, humanos e culturais.-
Descrição: dc.descriptionAll over the whole world, there has been a gradual increase within organizations how have adopted workflow system. Initially only used by users for simple tasks, these systems have evolved to the coordination of key processes within the organization. In the search for a tool that would allow an increase in productivity, the Border and Alien Services (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) implemented a workflow system with the aim on achieving its mission and attributions, aliened with the strategically orientations established by the Ministry of Internal Administration. This study´s aim is to analysis the promotion and the efficiency of processes and the improvement of its mechanisms and contribution between the employees, its true value. During this study, we will come to reveal that the workflow systems provoke alterations such as productivity, communication, procedural as well as the knowledge and learning process within the organization. It was also possible to observe the evolution of the organizational factors such as (structural, technological, politicians, human) and the understanding of the alterations that can result of the implementation of a workflow system. We can conclude with the data that we collected trough out the study that SEF has obtained a true workflow system named by SEF as a Atomized Process Information System, that responds to a need of agility and control of a process and offers a high quality of service for all the foreign citizens as well to the organization how now has a more dynamic control over the information regarding its process. This implementation reflects a change in general to how all working processes where done witch implicates changes to organizational factors such as structural, technology politically human and cultural, in result to the workflow system being implemented.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de Estrangeiros e Fronteiras-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de informação automatizada-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação de gestão-
Título: dc.titleSistemas de informação e gestão automatizada de processo : o impacto da sua implementação no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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