Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Veloso, Braian | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Mill, Daniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:45:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:45:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17044 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é analisar o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública em Portugal e no Brasil. Foram realizadas análises documentais e sete entrevistas com docentes, discentes e uma designer instrucional, todos com experiência na Universidade Aberta de Portugal. Ao fazer um diálogo entre as realidades, observa-se que, no Brasil, a institucionalização tem um caráter especialmente endógeno, resultando de políticas públicas que influenciam diretamente as instituições que tradicionalmente oferecem cursos presenciais. Em Portugal, a institucionalização da modalidade tem uma característica fortemente exógena, baseada nos embates entre as instituições que compõem o ambiente organizacional. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this article is to analyze the process of institutionalization of public Distance Education (EaD) in Portugal and Brazil. Documentary analyses and seven interviews with teachers, students and an instructional designer, all with experience at the Open University of Portugal, were conducted. By establishing a dialogue between the realities, it is observed that, in Brazil, institutionalization has a particularly endogenous character, resulting from public policies that directly influence institutions that traditionally offer face-to-face courses. In Portugal, the institutionalization of the modality has a strongly exogenous characteristic, based on clashes between the institutions that make up the organizational environment. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16185 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institucionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta de Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Universidade Aberta do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutionalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open University of Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta do Brasil system | - |
Título: dc.title | O processode institucionalização da educação a distância pública: análise dos processos no Brasil e em Portugal | - |
Título: dc.title | The institutionalization process of public distance education: analysis of the processes in Brazil and Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: