
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Angélica | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinho, Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:44:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:44:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/17041 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/17041 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada. | - |
| Descrição: dc.description | The study presented here is situated at the intersection of international and European policies involving digital technologies in their relation to school cultures and midia cultures in Portugal. These policies aim to create effective digital education ecosystems and to develop digital competencies for active digital citizenship. Methodologically, the study analysed documents from UNESCO and the European Commission, with the objective of identifying the vision of technology conveyed and establishing connections between this vision and the digital citizenship of young people in the context of midia culture. The analysis found that the vision of digital technologies conveyed by the documents encompasses both critical and instrumental perspectives. The policies analysed emphasize the need to develop digital citizenship education and midia and information literacy among young people as means to promote social inclusion, participation, and social justice in an increasingly hyperconnected reality. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura midiática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital citizenship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Young people | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Midia culture | - |
| Título: dc.title | Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugal | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: